Na manhã do sábado, dia 25 de setembro, a ACISB (Associação Comercial, Industrial, de Prestação de Serviços e Agropecuária de São Borja) realizou no SENAC São Borja a 3ª edição do Fórum de Desenvolvimento da Região das Missões e Fronteira Oeste, transmitido pelo Portal das Missões, que tem como objetivo a integração e o encaminhamento das demandas dos municípios que compõem as duas regiões. Estivaram presentes no evento Neronei de Medeiros Cargnin, Presidente da ACISB e Diretor Regional da Federasul Fronteira Oeste, Deputado Federal Osmar Terra, Eduardo Bonotto Prefeito de São Borja e Presidente da FAMURS, o Prefeito de Itaqui Leonardo Betin, Ibrahim Mahmud, Vice-Presidente da Fecomércio e Presidente do Sindilojas, o Presidente da Câmara de vereadores de São Borja José Luiz Machado, Lucio do Prado Diretor da CEEE e o Senador da República, Luis Carlos Heinze, juntamente com os presidentes das ACI’S, políticos e demais autoridades da região.
Abrindo o evento, o presidente da entidade, Neronei de Medeiros Cargnin agradeceu os presentes e ressaltou a importância da união entre os municípios, abordou questões relacionadas ao turismo e citou boas características das regiões e reiterou a força e união, reafirmando o foco no desenvolvimento regional. Em seguida o deputado Osmar Terra, em posse da palavra, agradeceu o convite e cumprimentou os demais convidados e falou que o evento é uma oportunidade para falar sobre um tema muito relevante, a questão política, econômica e social da nossa região. O presidente da FAMURS (Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul), Eduardo Bonotto, cumprimentou os demais participantes e ressaltou que esse é um momento de unir forças para aquilo que é importante para as nossas regiões. Falou também sobre saúde, onde afirmou sua importância, porém, que outros setores também merecem atenção do poder público e da iniciativa privada, reafirmando que como presidente da FAMURS, todos os representantes podem contar com o seu apoio e o apoio da federação.
Após a fala do Prefeito Bottono, foi a vez do Senador Luis Carlos Heinze, que de forma online cumprimentou a todos e agradeceu o convite para o evento. Relembrou na ocasião, a longa parceria com alguns dos presentes e em especial com o Deputado Federal, Osmar Terra. O senador trouxe a pauta da ponte do Ibicuí entre Itaqui e Uruguaiana, na BR 472 e solicitou o apoio de todos os presentes em prol desta demanda e sobre a ponte entre Porto Xavier e San Javier. Em seguida foi a vez do Prefeito de Itaqui, Leonardo Betin cumprimentar os participantes do evento, onde agradeceu a ACISB pela realização do fórum que objetiva o desenvolvimento regional e integra os municípios. Destacou dois pontos importantes, o primeiro deles é que mesmo com a crise econômica, a região vem se desenvolvendo graças a agricultura, o comércio e os demais trabalhadores. O segundo destacado foi o olhar do Governo Federal para nossa região, que devido ao seu desenvolvimento, tem trazido um reflexo positivo. Finalizou sua fala reiterando que a união de forças dos municípios, sociedade, entidades, entre outros, trazem muitos aspectos positivos. Em seguida, o palestrante Lúcio do Prado, Diretor da Companhia Estadual de Energia Elétrica do RS (CEEE) realizou uma palestra sobe o Impacto das Desestatizações e Privatizações para Economia Gaúcha. Após sua a palestra, foi a vez do Deputado Federal, Osmar Terra que falou sobre o seu livro “Desenvolvimento Desigual no Rio Grande” e em seguida realizou uma palestra sobre o tema “Integração nacional e Internacional: ações para reduzir desigualdades regionais no território gaúcho”. Ao finalizar a sua apresentação, foi realizado o encaminhamento das demandas da região das Missões e Fronteira Oeste.
As pautas apresentadas na 3ª edição do fórum, foram recebidas nas edições anteriores do evento e estão divididas em duas categorias: infraestrutura e turismo. Na categoria infraestrutura, foram identificadas as seguintes demandas prioritárias para o desenvolvimento das regiões:
Outras demandas de infraestruturas regionais e locais:
Na categoria de turismo, foram identificadas as seguintes demandas:
Os convidados do evento debateram brevemente sobre as demandas apresentadas e logo após, o presidente da entidade, Neronei de Medeiros Cargnin realizou a entrega formal da carta do 3º Fórum de Desenvolvimento da Região das Missões e Fronteira Oeste para os presidentes das ACI’s e políticos presentes. Em seguida, o mesmo agradeceu a presenta de todos e reiterou a importância de um evento como este para a região, e encaminhou o encerramento do evento.
Assita a Live transmitida pelo Portal das Missões Aqui
Fonte ACISB
Empresa familiar, com seu fundador Delfino Shultz, iniciou no ramo de erva mate no ano de 1989
Saiba maisFaca artesanal de feita de disco de arado tatu com cabo anatômico, bainha de couro com passador.
Saiba mais