Notícias

22/09/2021 08:11


Com mais de 400 anos da história de Concepción de la Sierra - Misiones - Argentina

   Eles dividiram o trabalho em seis etapas

   Luis Bogado e Alicia Reyes Gómez realizaram uma minuciosa investigação da cidade que pretendem culminar com a publicação de um livro. “A história não se inventa, conta-se”, coincidem

Por   ( Leia a notícia original aqui em espanhol )
Gilberto Andrés Pérez
gperez@elterritorio.com.ar

   Abordar o que aconteceu na história não é uma tarefa fácil. Requer muitos anos de dedicação, consultando fontes, comparando dados. Mas se a paixão estiver impressa nele, esse conjunto de elementos sofre um puxão que pode levar a um lugar cativante. Luis Bogado e Alicia Reyes Gómez percorrem esse caminho. Ambos formam uma equipa que durante alguns anos assumiu o desafio de investigar os mais de 400 anos da história de Concepción de la Sierra e no meio dessa tarefa reservaram um momento para dialogar com El Territorio.
 
   Luis deixa de lado sua verborragia. Conte, explique, adicione conceitos. Ele se define como um escritor e cada capítulo que aborda assume isso meticulosamente. Do outro lado está Alicia, uma professora aposentada, que como “poetisa e leitora ávida” dá uma pausa a tantos dados, fatos ... enfim, a própria história. Por isso, como filhos da localidade, se complementam e esse grande trabalho tem um horizonte de curto prazo: transformar tudo em livro.
 
   Dizem que a pesquisa se baseou no método do Dr. Arnold Joseph Toynbee (historiador e filósofo britânico nessa matéria) e foi dividida em seis etapas, que vão desde a fase jesuíta sob a coroa espanhola, até a participação de Concepción na Revolução de maio. , o domínio do Paraguai e Corrientes até que o país comece a se organizar e a provincianização ocorra. Bogado acrescenta que pouquíssimas cidades têm a possibilidade “de ser criadas por um projeto da companhia de Jesus” e acrescenta: “Concepción não foi feita por acaso”.

   Como surgiu a pesquisa sobre a história do município?
   
Luis Bogado: Ambos pertencemos à Associação de Escritores e Poetas de Concepción de la Sierra. Com todos os membros da Associação fizemos um programa de rádio durante cinco anos. Lá estávamos permanentemente abordando a história do município por ser um assunto muito solicitado pelo público local. Relatamos os fatos que eles levantaram com os dados que encontramos nos artigos que foram publicados. Ao estudá-lo em profundidade, notamos que os dados estavam fragmentados, dispersos e que às vezes eram errôneos ou imprecisos. Por isso, há cerca de três anos, tivemos a ideia de buscar todas as informações possíveis para colocá-las em um livro que nos desse uma visão mais ordenada, sistemática, completa e aprofundada dos acontecimentos.
   
O esforço se baseia no interesse que o assunto despertou, pois para nós, o pouco que sabíamos parecia emocionante e digno de abordá-lo. Foi assim que chegamos a um acordo com a Alicia e nos dedicamos a coletar todos os tipos de dados para esse fim. Desta forma, descobrimos a espetacular produção do Dr. Alfredo Poenitz, a de Jorge Machón, (Esteban) Snihur e outros que se dedicaram muitos anos ao assunto. Também o excelente trabalho de Marco Tulio Centeno e de seu filho Héctor. Portanto, a estes e a muitos outros que testemunharam a este respeito, prestamos uma emocionante homenagem, com o nosso mais sincero agradecimento.
   
Alicia Reyes Gómez: Foi emocionante abordar a investigação da síntese histórica de Concepción a nível pessoal, porque gosto de história e sempre me propus a estudá-la para transmiti-la às gerações futuras. Este é um trabalho feito com muita dedicação e responsabilidade mútua com o Luis. Tínhamos isso em mente desde que fizemos um programa de rádio na FM 91.3 local

   Que peculiaridades eles encontraram?
   
LB: Como particularidades destacamos: 1) Foi fundada por um santo e em Concepción existem 23 Jesuítas sepultados na Igreja, a maioria dos quais intervieram na história do período. 2) Que em todos os tempos houve homens sérios e corajosos que arriscaram suas vidas por causas nobres e justas sem esperar compensação financeira em troca.
   
Que também demonstrou um extraordinário grau de temperança ao passar pelos maus momentos da vida. 3) Que desenvolveram um conceito particular de grandeza, manifestando-se de maneira misericordiosa, porque em Concepción as pessoas são criticadas, mas não "apedrejadas". Por meio dessas manifestações, pode-se ver a 'marca' da cidade e os atributos que Deus deu aos seus habitantes.
   
Conhecer essas peculiaridades de Concepción nos deu imensa satisfação.

   O que significou do ponto de vista pessoal abordar este trabalho?
   
LB: Pessoalmente, considero importante que as gerações futuras conheçam os fatos e o caráter de seu povo, estimulando sua adesão aos seus valores e princípios: eles os imitam e preservam.
  ARG: Hoje me sinto realizado fazendo o que gosto. Com a convicção de que para escrever não é preciso ser filósofo. O essencial é que cada um tenha a dignidade do seu trabalho. O que vale é o orgulho de fazer bem as coisas e amar o que se propõe na vida. Com a síntese histórica de Concepción (também está perto de editar suas “Memórias”), quero chegar com uma mensagem simples, natural e de respeito aos sentimentos e corações de sua família, colegas, amigos e alunos.

    A título de reflexão, que legado você gostaria de deixar com essa pesquisa?
   
LB: Em relação ao livro, estamos trabalhando nele há três anos, mas não temos uma data de término para o trabalho. "A síntese histórica" ​​é a espinha dorsal do livro, precisa receber uma forma literária para que possa ser lido e, claro, corrigido. O que, incluindo os testes de galé, costuma levar dois anos.
   
ARG: Terminado como livro, pretendemos traçar marcos e seu limitado alcance como síntese, com importantes referências e citações bibliográficas, com o intuito de servir de guia para professores, professores e alunos no estudo da história da Concepción , como a melhor forma de amar seu terroir.
   A barra é muito alta. Mas ambos estão cientes do que fazem. Por isso, desenham gráficos, notas, documentação e sublinham os detalhes da linha do tempo que realizaram. A título de exemplo, o próprio Bogado destaca que hoje afirmam que o município não é, pois "Das Chagas, no seu rastro, apagou tudo", assim como ambos destacam a participação dos índios no período da Revolução de maio. -A independência e a contribuição que a localidade deu para os primeiros passos de Misiones como província.
   
Reyes Gómez ensaia também uma reflexão: “A fundação da Concepción pelo padre Roque González de Santa Cruz foi um projeto de vocação divina. Cumprindo o lema da Companhia de Jesus “Tudo pela Maior Glória de Deus” levando na mão a cruz, símbolo do Cristianismo; e na outra, a imagem de Nossa Senhora que ele chamou de “A Vencedora” demonstrando sua fé e confiança na mãe de Jesus.
   
Ao lado dele, Bogado lembra que a cidade foi construída no alto de uma colina e que em 1935, durante o mandato de Humberto Fini na Intendência, o nome de Concepción de la Sierra foi oficializado. “No período da fundação do território nacional aqui não havia nada e então Roca trouxe seus funcionários de Corrientes”, lembra e realça a figura do índio Nicolás Ñeenguirú acima de Andresito. “Dizemos o que dizem os documentos oficiais para satisfazer esse desejo interior pela verdade. Não vamos dizer uma palavra pela outra ”.
   
Eles não se sentem presos pelo ímã da vaidade. Pelo contrário, concordam que querem apenas dar um contributo para a localidade de que fazem parte e resumem: “A história não se inventou, ela é contada”.

   Um diálogo divino
  
Por Luis Bogado
  
Os anjos do futuro contam que ouviram dizer no JULGAMENTO FINAL:
  O que você fez com aquela linda terra e as almas que eu te dei?
  Ao que Roque González respondeu:
  Oh Senhor! ... "Eu fiz Concepción"; Oxalá gostes!...
  
E o Senhor respondeu em tom reflexivo:
   "Eu gosto ... é o espelho da minha mãe."

   Memória e sonhos
    Por Alicia Reyes Gómez
   Concepción de la Sierra faz parte do grande cenário da colonização do novo mundo. A redução jesuíta destaca-se como uma forma vigorosa de ação civilizatória dos conquistadores hispânicos, que, sem considerar seus fundamentos doutrinários e os meios escolhidos para apoiá-la, deixaram na história deste povo a memória de um passado brilhante.
   
É por isso que a memória coletiva acumulada no marco de seus 402 anos de fundação e 144 de refundação nos diz que Concepción tem futuro porque somos capazes de realizar as ilusões que animavam nossos ancestrais.
   Porque enquanto houver memória e sonhos, nada do que aconteceu nesta terra que amamos e vivemos pode ser estranho para nós ou nos deixar indiferentes.

Fonte El Territorio

EM DESTAQUE

Borraio Minhas Origens

Museu com peças das mais vairadas, aberto todos os dias. 

Saiba mais

Recantus

A culinária missioneira preparada com todo o carinho.

Saiba mais

Candido Godói

Conhecida como a capital mundial dos gêmeos, com mais de 100 pares de gêmeos idênticos em toda a população.

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...