Notícias

17/08/2021 09:04


Evento Conheça a sua Aldeia foi um sucesso

    

CONHEÇA SUA ALDEIA

 

Eugênio de Castro e Entre-Ijuís – Dia 15 de Agosto

 

Saída da TEKOHA TOUR em Santo Ângelo as 5h50 manhã de domingo, com destino a

“Lagoa da Mortandade”, neste local ouve a inauguração da Cruz missioneira, e ao pé da Cruz do lado de fora da Lagoa o grupo soube mais sobre a batalha entre Chimangos e maragatos, revolução de 1923, o misticismo, lendas que rondam a lagoa, onde foi feita uma homenagem a quem tombou neste local e que seja um local sagrado de paz, de contemplação. A entrega do lenço vermelho e branco aos participantes em forma de amuleto e representando o período da revolução. Já no lado interno, colocamos o lenço Vermelho e Branco na cruz onde homenageamos a todos que tombaram por defesa de seus ideais Passeamos e contemplamos o local com a volta a lagoa e vendo o sol iluminando o local.

 

Seguiremos mostrando os fatos históricos em um “bolicho de campanha” com mais de 100 anos, onde grupo tomou café colonial no bolicho, fotos no bolicho, causos, relatos e declamação do bolicheio.  Momentos gravados nossa memória.

Nosso próximo atrativo foi o Sítio Arqueológico de “San Juan Bautista” Local da primeira fundição de ferro do sul do Brasil, também se destacou pela música e uma das mais belas igrejas do período reducional, onde o grupo foi surpreendido com uma esquete dentro das ruinas da igreja com o ator representando o Gênio das Missões Pe. Antônio Sepp. Emocionante e envolvente, momento marcante no Sitio Arqueológico. Seguimos a visita guiada pelas casas dos padres, escolas, oficinas, quinta e uma trilha interpretativa junto a natureza.

Próximo as 13h fomos para local de almoço em casa de família, recebido por toda família e pelo casal de atores que contou mais sobre a cultura gaúcha, a indumentária e história de chimangos e maragatos, seguido de um almoço inesquecível com produtos do local uma diversidade de alimentos caseiros feito em fogão a lenha. “Almoço Cultural”.

 

As 14h45 o grupo foi surpreendido ao se aproximar do Sitio do Mel Sabor das Missões e a prainha dos Jesuítas como é popularmente conhecida, ficaram deslumbrados com beleza natural do local, a exposição dos produtos de mel e a base de mel integrado a natureza foi gratificante, melhor ainda a explicação sobre a apicultura e os produtos, mostrado pelo proprietário Jovani Bracher, o mesmo nos brindou com degustação de vinagre a base de mel como sendo um alimento e a cerveja artesanal, produtos esse também tinham a venda para os turistas.

Tivemos um tempo para contemplar e molhar os pés no Rio Ijuizinho, onde é chamado popularmente a praia dos Jesuítas, e mesmo o grupo querendo ficar tivemos deslocar para contemplar a famosa ponte de ferro, sobre Rio Ijuizinho, suas aguas com sol batendo deixavam prateada, a base ponte na sua construção foram usadas pedras das Missões Jesuíticas.

Nosso destino final do passeio Balneário Parque das Fontes, já na entrada um balanço e espaço do coração, recebidos pelo casal proprietário Irene e Luis Lucca, conhecemos o balneário, sua estrutura física, um paraíso e encerramos com degustação de produtos à base de mandioca, polenta, bolo milho, sucos, cucas, café.etc. Uma fartura e de bom gosto.

Nosso passeio passou pela história, a cultura do povo local, gastronomia, arte, teatro, natureza e misticismo, uma viagem no tempo e na história, vivenciando experiências em locais diferenciados e únicos.

Um domingo diferenciado com todo protocolo de segurança, em uma viagem segura.

Em torno de 17h30 retorno a Santo Ângelo.

Contato da Tekoha (55) 98405-8526

Contato do Mel Sabor das Missões (55) 99701-4543 whats

Santo Ângelo, 15 de Agosto de 2021

EM DESTAQUE

Vinícola Fin

É uma empresa familiar com produção própria de uvas e vinhos.

Saiba mais

Restaurante Cantina

O melhor da gastronomia há mais de 20 anos em São Luiz Gonzaga. Sempre procurando aperfeiçoar e inovar o buffet de salgados e doces.

Saiba mais

Campina das Missões

Venha conhecer Campina das Missões, economia basicamente na zona rural, em pequenas propriedades Familiar.

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...