Notícias

27/07/2021 13:58


Concurso irá premiar o melhor arroz carreteiro de São Luiz Gonzaga

Inscrições iniciam nesta quarta-feira, 28 de julho, no Centro de Informações Turísticas na Praça Matriz  

 

            Para celebrar o título de “Capital Gaúcha do Arroz Missioneiro”, a Prefeitura de São Luiz Gonzaga – por meio da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura – promove o concurso para a escolha do “Melhor Arroz Carreteiro de São Luiz Gonzaga”.     

            Podem se inscrever no concurso, pessoas da comunidade, entidades, cozinheiros (as), piquetes, CTGs, Departamentos Nativistas, sociedades e restaurantes. As inscrições iniciam nesta quarta-feira, 28 de julho, e encerram no dia 20 de agosto, no Centro de Informações Turísticas da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura – localizado na Praça da Matriz – das 8 horas ao meio-dia.  

O concurso ocorrerá em duas categorias: carreteiro tradicional (feito obrigatoriamente com charque) e carreteiro especial (nesta categoria vale a criatividade, podendo ser utilizado qualquer tipo de carne, temperos ou até acompanhamentos). A competição será aberta à comunidade, mas dependendo da procura de interessados, poderá ser definido um número máximo de inscrições. 

O concurso conta com o apoio do Conselho Municipal de Turismo (COMTUR); gabinete da vereadora Rose Grings; Márcio Greff – Promotor de Eventos; Lojas Benoit; El Santiagueño; Ervateira Rei Verde; Estamparia Pampa; Cuias Diva e Conselho Municipal de Turismo. 

 

FINAL  

            A final do concurso ocorrerá no dia 29 de agosto, domingo, no Complexo Turístico Jayme Caetano Braun, a partir das 11 horas. A fim de evitar aglomerações, mesmo que a inscrição seja feita por entidades, sociedades, piquetes, departamentos nativistas, CTGs ou restaurantes, apenas uma pessoa participará da grande final, representando a entidade inscrita.  

Conforme o regulamento, na data da final, os participantes deverão levar os pratos prontos para a degustação pela comissão julgadora. O regulamento da competição está disponível na íntegra junto a Secretaria Municipal de Turismo e Cultura.  

Durante o evento, será obrigatório o uso de máscaras por todos os presentes, exigido o distanciamento entre as pessoas e distribuído álcool em gel para higienização. Os pratos e talheres utilizados na degustação, serão todos descartáveis, assim como os copos com água para a limpeza do paladar dos jurados. 

 

PREMIAÇÃO 

Os vencedores ou vencedoras receberão uma premiação diversificada. Confira:
- Kit fogareiro + chapa campeira da Lojas Benoit – Categoria Tradicional;
- Panela elétrica marca Cadence oferecida pela Lojas Benoit – Categoria Especial;
- Tábua artesanal “El Santiagueño”, para servir frios ou para corte de carnes;
- Kit oferecido pela Ervateira Rei Verde;
- Kit chimarrão da empresa Cuias Diva;
- Aventais personalizados contendo a frase “Eu Faço o Melhor Arroz Carreteiro de São Luiz Gonzaga”, além de chapéus de chef, da Estamparia Pampa;
- Livros contando a história da “Festa do Arroz Carreteiro”, editados pelo COMTUR. 

Os prêmios anunciados serão divididos entre as duas categorias. Todos os inscritos que participarem efetivamente da grande final, receberão um “Diploma de Participação”. Mais prêmios serão divulgados até o dia da final do concurso.
 

Assessoria de Imprensa da Prefeitura de São Luiz Gonzaga com informações da Secretaria de Turismo e Cultura  

Foto: Arquivo /  Prefeitura de São Luiz Gonzaga 

 
Larissa Dorneles
Assessoria de Imprensa da Prefeitura de São Luiz Gonzaga - RS 
(55) 3352-9300

EM DESTAQUE

Erva Mate Verde Real

Empresa familiar, com seu fundador Delfino Shultz, iniciou no ramo de erva mate no ano de 1989

Saiba mais

Carmen's Restaurante e Pizzaria

Ambiente familiar, aconchegante e atendimento especializado, dispõe de ótimas opções para sua refeição.

Saiba mais

Porto Vera Cruz

Fronteira das belezas naturais, sempre um por do sol esperando por você!!

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...