Notícias

21/07/2021 10:44


FAMURS, da primeira Assembleia Geral da gestão 2021/2022

PREFEITO RICARDO KLEIN - PRESIDENTE DA AMM, participou em Porto Alegre, na Sede da FAMURS, da primeira Assembleia Geral da gestão 2021/2022, presidida pelo Missioneiro Eduardo Bonotto.
Entre as pautas, gestores debateram a privatização da Corsan, criação de câmaras temáticas e mais recursos para pavimentação
 
A gestão 2021/2022, presidida pelo prefeito de São Borja, Eduardo Bonotto, realizou nesta terça-feira (20/7) a primeira Assembleia Geral de Prefeitos composta pelo novo Conselho de Administração da Famurs. O encontro foi realizado durante a tarde no Auditório Alceu Collares, localizado na sede da Federação, e contou com a presença dos vice-presidentes, diretoria da entidade e dos presidentes das Associações Regionais de Municípios do RS.
 
Durante a abertura da Assembleia, foi apresentado oficialmente a nova diretoria da Famurs, as diretrizes e metas para o próximo ano. Em sua explanação inicial, o presidente Eduardo Bonotto frisou que quer manter o viés de proximidade com as regionais, considerando-as ferramentas importantes para alcançar a população gaúcha. “Estamos todos aqui alinhados para trabalharmos de forma coesa, desprovidos de caráter ideológico. Nosso trabalho será positivo e construtivo, a fim de colaborar para um estado e um municipalismo cada vez mais forte”, declarou.
 
Corsan
 
Um dos temas debatidos durante o encontro foi a privatização da Corsan. Na oportunidade, Bonotto detalhou o grupo de trabalho composto pela Famurs, governo do Estado e Corsan, que tem como objetivo detalhar o projeto de venda da estatal para iniciativa privada. Frisou o início de uma série de encontros com as regionais, que terá início nesta quarta-feira (21/7) com a Amzop, a Amau e a Amuceleiro. Os encontros divididos por grupo de regionais visam sanar as dúvidas jurídicas e técnicas a respeito da venda da Companhia.
 
Conforme o presidente da entidade, a Famurs mantém sua posição e está elaborando um novo documento orientando aos municípios para que não assinem ainda os aditivos, até que haja maiores explicações sobre o projeto e definição de qual modelo interessa mais aos municípios.
 
Ainda, ficou definido que a Famurs buscará a contratação de uma consultoria especializada em saneamento básico, para prestar assessoramento aos municípios sobre o tema.
 
Câmaras temáticas
 
Uma das bandeiras da gestão é construir na Famurs um plano de desenvolvimento para as diferentes regiões do Estado, através de câmaras temáticas. O objetivo é criar de 15 a 20 câmaras, com diversos temas como turismo, internet e telefonia, hospitais de pequeno porte, reformas tributárias, educação pós-covid, entre outros temas que se constroem e surgem no dia a dia das administrações municipais.
 
A ideia é trabalhar de forma conjunta, colaborativa, de forma horizontal e descentralizada, com a participação efetiva de prefeitos e prefeitas. Para cada câmara temática, cada regional deverá indicar nos próximos dias um representante, a fim de discutir o tema ao longo do próximo ano.
 
Mais recursos
 
A pedido dos prefeitos, a Famurs encaminhará ao governo do Estado um pedido para que se aumente os recursos do programa Pavimenta. O ofício pedirá atualização dos valores para R$ 200 mil, a fim de contemplar todos os projetos de pavimentação apresentados. Na oportunidade, o secretário estadual de Articulação e Apoio aos Municípios, Luiz Carlos Busato, mencionou que o projeto foi bem recebido pelos municípios e que irá sugerir ao governador Eduardo Leite para que o projeto seja ampliado para comtemplar 100% dos municípios inscritos.
 
Outros temas
 
Durante a reunião, os gestores também debateram sobre linha de crédito aos pequenos produtores; novas praças de pedágios; retomada das aulas presenciais; venda da folha de pagamento das prefeituras; recomposição da mensalidade dos municípios; e pautas nacionais que serão articuladas junto à Confederação Nacional dos Municípios (CNM), como a PEC do 1% do FPM, reforma previdenciária, piso do magistério e dos enfermeiros, retirada de penalidades referente a aplicação mínima em educação entre outros temas.

EM DESTAQUE

Erva Mate Verde Real

Empresa familiar, com seu fundador Delfino Shultz, iniciou no ramo de erva mate no ano de 1989

Saiba mais

Restaurante Cantina

O melhor da gastronomia há mais de 20 anos em São Luiz Gonzaga. Sempre procurando aperfeiçoar e inovar o buffet de salgados e doces.

Saiba mais

Associação dos Municípios das Missões AMM

Têm em comum a história e a disposição de luta pelo crescimento econômico e social da Região Missões.

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...