Notícias

16/07/2021 09:59


Escola da URI “viaja” até a Antártica

    5 de junho, é comemorado o Dia Internacional do Meio Ambiente e, alusivo à data, a Escola da URI oportunizou a todos os seus alunos uma palestra remota, tendo como tema um dos ambientes mais admirados e inóspitos do mundo, o Continente Antártico.
   Nos dias 10 e 17 de junho, o professor doutor Rodrigo Guerra apresentou toda sua experiência teórica e prática no campo da Geologia, sua área de formação, e relatou para os alunos toda a rotina envolvida em atividades de pesquisa no continente gelado.
    Tendo como título “Ciência ao extremo- como funciona uma expedição científica na Antártica”, o palestrante relatou como foram os dias de preparação para a viagem, deslocamento até a Antártica e demais atividades realizadas durante dois meses em que o doutor Rodrigo e outros pesquisadores estiveram no continente.
    Levando a ideia para várias instituições de ensino no Brasil por meio do Museu Itinerante de Ciências Naturais, a Escola da URI foi agraciada com a proposta, resultado dos esforços em trazer para os alunos diferentes temas, situação que vem sendo desenvolvida desde o ano passado, quando foram oportunizadas mais de 30 palestras remotas.
   Nas duas datas, durante mais de duas horas, o professor Rodrigo Guerra trabalhou conceitos científicos importantes da expedição, trouxe relatos de atividade de campo e situações rotineiras da equipe de pesquisa, além de hábitos simples como tomar um banho, preparar uma refeição, tratados de maneira a despertar e aguçar o interesse dos alunos para o tema.
    Conforme o professor de Ciências da Escola da URI, doutor Emitério da Rosa Neto, “foi muito gratificante poder participar da atividade proporcionada pela Escola, pois além de aprender mais, ouvir de forma simples e objetiva a experiência trazida pelo palestrante, fez com que a atividade se tornasse prazerosa e em alguns momentos, foi possível sentir-se no continente, fazendo parte da equipe”.
    Para o diretor da Escola, Ms. Cristiano Weber, “vivências como estas enriquecem a proposta pedagógica da Escola. Percebemos o envolvimento dos nossos estudantes durante a live, na qual interagiram bastante com o palestrante, e também tivemos um excelente retorno das famílias, parabenizando pela atividade oportunizada aos seus filhos”. 

EM DESTAQUE

Erva Mate Verde Real

Empresa familiar, com seu fundador Delfino Shultz, iniciou no ramo de erva mate no ano de 1989

Saiba mais

Restaurante Cantina

O melhor da gastronomia há mais de 20 anos em São Luiz Gonzaga. Sempre procurando aperfeiçoar e inovar o buffet de salgados e doces.

Saiba mais

Mato Queimado

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...