Notícias

24/06/2021 14:02


FASA - Dia Internacional das Mulheres na Engenharia

Hoje, dia 23 de junho, é comemorado o Dia Internacional das Mulheres na Engenharia. Criado pela Women's Engineering Society - WES (Associação das Mulheres Engenheiras) do Reino Unido, a data tem como objetivo fortalecer o espaço que as engenheiras vêm ganhando na profissão, antes majoritariamente ocupada por homens.

Mesmo com um grande aumento de mulheres nessa profissão, a área da Engenharia é majoritariamente ocupada por homens. Em 2017, por exemplo, as mulheres ocupavam 27,7% das vagas do curso de Engenharia Civil.

Mas você sabe por que é tão importante destacar o papel da mulher na área da Engenharia? Vamos entender um pouco melhor o que a mulher engenheira enfrenta no dia a dia do trabalho e vamos conhecer algumas inspirações da Faculdade Santo Ângelo (FASA)!

“Quando inserida no mercado de trabalho, este me exigiu um esforço muito maior, por ser mulher e ter que “provar” a competência diante de certos espectadores. Encontrando meu lugar na engenharia, vislumbrei um cenário onde além da capacidade intelectual ser um ponto determinante, a mulher ainda precisa buscar certa igualdade nas profissões. Percebe-se que com a contribuição feminina, as áreas técnicas têm avançado em qualidade e competitividade. Não queremos roubar o espaço, apenas mostrar um outro lado da mesma moeda. Nós mulheres, somos detalhistas, cautelosas, habilidosas, determinadas e amorosas, e isso faz com que nossa presença e nosso trabalho sejam visivelmente percebidos. Complementamos a visão racional e estratégica, latente no universo da engenharia, acrescida da delicadeza natural feminina.” Coordenadora do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária, professora Carlise Pivetta.

“Ser mulher já nos traz algumas peculiaridades, agora, ser Engenheira Civil e de Segurança do Trabalho em um mercado em que estatisticamente somos 14,5% em relação ao total de profissionais, é um privilégio que exige exímios esforços diários. Vai muito além de respeito e qualificação técnica, precisamos falar cinco vezes uma recomendação e, quando meu colega homem chega, ele só precisa falar uma única vez. Organizada, caprichosa, talentosa, determinada, pontual - assim são as engenheiras. Deixe-me ser feminina e ainda assim ser uma excelente profissional!” Coordenadora do curso de Engenharia Civil, professora Sabiana Mühlen.

Estamos a cada dia conquistando mais espaços no mercado de trabalho, com reconhecimento e valorização merecidos, frente a tanta luta por igualdade. Comemorar o dia 23 de junho fortalece que lugar de Mulher é onde ela quiser estar, inclusive na Engenharia”. Coordenadora das Engenharias, professora Eliara Piazza.

EM DESTAQUE

Erva Mate Verde Real

Empresa familiar, com seu fundador Delfino Shultz, iniciou no ramo de erva mate no ano de 1989

Saiba mais

Recantus

A culinária missioneira preparada com todo o carinho.

Saiba mais

Candido Godói

Conhecida como a capital mundial dos gêmeos, com mais de 100 pares de gêmeos idênticos em toda a população.

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...