Notícias

23/06/2021 13:56


FASA inicia plantio de Cevada para a Faculdade da Cerveja

Em parceria com o curso de Agronomia, a Faculdade Santo Ângelo (FASA), iniciou a semeadura do campo experimental de cevada, para impulsionar o desenvolvimento deste setor e profissionalizar o cultivo da cevada em solo missioneiro. A cultura da cevada é indispensável para a produção de cervejas, fazendo parte do projeto Faculdade da Cerveja. Além disso, ao passar pela malteação, a cevada libera sua alta carga enzimática, que por sua vez modifica as substâncias de reserva do grão e as dissolve. “Na malteação a gente adianta o processo cervejeiro”, explica Rodolfo Rebelo, um dos Mestres da Faculdade da Cerveja e sócio-proprietário da Malteria Blumenau.

De acordo com o coordenador do curso de Agronomia da FASA, professor Luciano Cancian, atualmente, existe uma demanda muito grande pela ampliação do cultivo de cereais de inverno no estado do Rio Grande do Sul, servindo também como uma segunda safra e mais uma alternativa de fonte de renda para os produtores rurais. “Para que o cultivo da cevada seja viabilizado, será necessária muita pesquisa, transferência de tecnologia ao produtor rural, análise de sistemas de manejo, além de indicadores econômicos em relação à rentabilidade desse cereal”.

O professor explica ainda que “o cultivo desse cereal tem como objetivo também viabilizar e mostrar ao produtor a rentabilidade que a cevada pode ter, desde que cultivada com manejo adequado, além de ser mais uma opção de cultivo de cereais de inverno dentro da cadeia agrícola.”

No campo experimental da Faculdade, foram instalados 20 ensaios de cultivares de inverno. Além da cevada, estão sendo cultivados cereais como aveia, trigo, centeio e triticale. “O cultivo da cevada é o pontapé inicial de um projeto que a FASA vai desenvolver nos próximos anos, buscando encontrar as melhores condições para o cultivo, como a época de semeadura, manejo, adubação, tratos culturais e tudo aquilo que envolve o cultivo e a comercialização da cevada, para que seja possível fomentar, tanto na Faculdade da Cerveja, como na agricultura da região”, destaca o professor Luciano.

O curso MBA em Tecnologia de Produção Cervejeira é destinado a todas as pessoas que desejam aprender, empreender e inovar no campo da Produção Cervejeira. Além destes, o curso é destinado também aos profissionais que já atuam no ramo cervejeiro e visam ampliar os horizontes das cervejarias já consagradas.

Segundo o coordenador da Faculdade da Cerveja da FASA, Enéderson Rossetto, “o campo experimental de cevada é muito importante, porque estaremos desenvolvendo conhecimento para o plantio de uma nova cultura na região, com valor agregado. Com isso, vamos estudar quais as melhores condições de solo, a melhor condição de plantio, e os resultados que vamos conseguir com a produção de cevada. Hoje, praticamente 100% da cevada é importada, então, é uma cultura que ao ser produzida no Brasil, com certeza terá mercado a um valor agregado muito bom. Além disso, a cerveja artesanal vem crescendo muito no país, e como a cevada está atrelada ao dólar, acaba sendo um problema para as cervejarias. E essa produção nacional, com qualidade comprovada será muito importante para atender as exigências do mercado,” destacou.

O curso será presencial no campus da FASA, com carga horária de 492 horas, distribuídas em 18 meses (um final de semana por mês), incluindo a produção do trabalho final desenvolvido na prática. Os conteúdos serão trabalhados por uma equipe de Mestres com vasta experiência no mercado de trabalho, de forma teórica e prática desde o primeiro encontro, em espaços de aprendizagens voltados para a construção de conhecimentos de forma colaborativa, priorizando vivências sobre a tecnologia de produzir, experimentar e empreender na área da cervejaria.

A Faculdade da Cerveja vai muito além da produção da bebida. Do preparo da terra até o plantio e colheita da cevada e do lúpulo, da fermentação, do envase, gestão até chegar ao consumidor final. A produção da cerveja segue um longo percurso até chegar no copo de milhares de pessoas.

Acompanhe as novidades da Faculdade da Cerveja pelo Instagram: @faculdadedacervejafasa. Maiores informações pelo Whatsapp: (55) 3312-1337.

EM DESTAQUE

Borraio Minhas Origens

Museu com peças das mais vairadas, aberto todos os dias. 

Saiba mais

Restaurante Cantina

O melhor da gastronomia há mais de 20 anos em São Luiz Gonzaga. Sempre procurando aperfeiçoar e inovar o buffet de salgados e doces.

Saiba mais

Porto Vera Cruz

Fronteira das belezas naturais, sempre um por do sol esperando por você!!

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...