Notícias

28/04/2021 15:39


Rotina de um Hospital Veterinário de Equinos foi assunto de palestra na FASA

O Hospital de Ensino Veterinário de Equinos apresenta a estrutura necessária para internações, atendimento clínico eletivo e procedimentos cirúrgicos, além da realização de exames laboratoriais e de imagem, procedimentos que dão suporte aos profissionais que trabalham no campo e que muitas vezes não conseguem ser realizados por falta de recursos.

Com a temática “Rotina de um Hospital Veterinário de Equinos”, os acadêmicos de Medicina Veterinária da Faculdade Santo Ângelo (FASA), participaram de uma palestra com a professora Dra Roberta Carneiro da Fontoura Pereira. A atividade fez parte do Intervalo Colaborativo, realizado na última semana.

Várias atividades são desenvolvidas na rotina diária de um Hospital Veterinário, como procedimentos eletivos, clínica médica e cirúrgica (orquiectomia, ovariectomia, exame de claudicação, diagnóstico e correção de DOD, coleta de exames laboratoriais, exames de imagem), emergências e urgências, além da síndrome cólica clínica e cirúrgica, lacerações, ferimento de arma de fogo, complicações de procedimentos realizados no campo e tratamento intensivista com cuidados de fluidoterapia.

Segundo a palestrante, Roberta Carneiro da Fontoura Pereira, “normalmente os pacientes chegam no Hospital Veterinário apresentando prognóstico desfavorável, muitas vezes em emergência ou em estágio terminal de algumas doenças, pacientes que já sofreram atendimentos e tratamentos inadequados e que a demora pela busca de recursos acaba por comprometer a saúde dos animais. Os profissionais que trabalham em um hospital precisam estar preparados psicologicamente para enfrentar essas dificuldades,” explica.

O Hospital de Ensino Veterinário permite ao estudante não só o contato com animais doentes, mas a prática e o aprendizado de sala de aula, como também com seus proprietários, estimulando o desenvolvimento de aspectos importantes do aprendizado e do relacionamento humano.

Na FASA, está em construção o Hospital de Ensino Veterinário e contará com a implantação do setor de Equinocultura, com atendimentos e bloco cirúrgico. O Hospital da FASA será o único na região a ofertar esses serviços, sendo referência no atendimento de equinos.

EM DESTAQUE

Churrascaria do Chico

Fazendo vontades com sabor, qualidade e economia.

Saiba mais

Clube Gaúcho CG

Famoso clube de Santo Ângelo onde ocorrem diversos tipos de eventos. 

Saiba mais

Mato Queimado

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...