Notícias

09/04/2021 08:02


Grupo Lado B da Rua grava videodança em Santo Ângelo

      Produção integra projeto VIDEODANÇA RS da MOOV.art
     A Praça da Matriz de Santo Ângelo e o majestoso sítio arquitetônico de São Miguel das Missões são cenários para a gravação de uma videodança com o Grupo Labo B da Rua, que atua com dança urbana na Capital das Missões. As gravações serão realizadas domingo (11) e segunda (12), quando será rodado também um mini documentário sobre o grupo. As ações integram o projeto VIDEODANÇA RS, realizado pela MOOV.art, produtora de vídeo especializada em dança do diretor Fernando Muniz, através do Edital de Concurso Produções Culturais – S EDAC-RS nº 09/2020, da Lei nº 14.017/2020, a Lei Aldir Blanc.
    Ligado à ONG Parceiros do Bem, que atua em diversas áreas artísticas, dentre elas as danças urbanas, o Grupo de Danças Urbanas Lado B da Rua reúne bailarinos que se apresentam em mostras e festivais. Atuando desde março de 2007, o grupo é um dos projetos da ONG que trabalha com crianças e adolescentes carentes ou em risco social. Além das danças urbanas, são oferecidas aulas de balé, dança contemporânea, teatro, capoeira e futebol de campo masculino e feminino.
    O grupo de Santo Ângelo foi um dos seis escolhidos pelo diretor Fernando Muniz, da MOOV.art, para mostrar coletivos e grupos que trabalham com dança e ativismo social e atuam de forma independente. Depois de Caxias do Sul, Santana do Livramento e Santa Maria, Santo Ângelo é a quarta cidade a receber a série de gravações do projeto. Além dos videodanças, também será produzido um documentário em curta-metragem de cada grupo contando sua trajetória e os desafios de se manter em atividade nas suas regiões e no contexto da dança gaúcha.
    Também integram o projeto os grupos Cirandeira da Cultura Popular, de Caxias do Sul; Royale Escola de Dança e Integração Social, de Santa Maria, Giro Livre, de Santana do Livramento; Rua em Cena, de Pelotas; e a FlashBlack Cia de Dança, de Porto Alegre. Estas formações têm intérpretes e trajetórias ligados às questões LGBTBQI+, que transitam pela dança contemporânea, o ballet clássico, as danças afro-populares e as danças urbanas.
    Reforçando um dos principais objetivos da Lei de Emergência Cultural, o VIDEODANÇA RS mobilizará, de forma remunerada, cerca de 80 pessoas, entre bailarinos, coreógrafos, costureiras, produtores locais, produtor de trilha sonora e equipe de realização audiovisual. O projeto também prevê cachê de R$ 10 mil para cada formação e contratação de profissionais de produção e figurino em cada cidade, gerando renda e fortalecendo a economia criativa dos lugares por onde passar.
    Todo o material audiovisual e os documentários ganharão visibilidade em diferentes plataformas e mídias de comunicação, apostando na habilidade da videodança em explorar o hibridismo, a diversidade e as instâncias estéticas que mesclam, de maneira fluida, elementos do audiovisual e da dança. As gravações estão sendo feitas em grupos reduzidos, seguindo rigorosos protocolos sanitários devido à Covid 19.
    A realização das gravações foi submetida à autorização do Comitê da Crise Covid 19, de Santo Ângelo, e Coordenação de Proteção e Defesa Civil.

    MOOV.art
    A MOOV.art é uma produtora de vídeo especializada em dança dirigida pelo realizador audiovisual Fernando Muniz, que é formado em Produção Audiovisual e Cinema, e também é bailarino, e já assinou produções como a série de videodança "5, 6, 7, OCTO!", veiculada no extinto canal OCTO, do Grupo RBS, pelo qual recebeu o Destaque Imprensa do Prêmio Açorianos de Dança 2016. A produtora foca seu conhecimento técnico e expertise na produção de conteúdos audiovisuais que promovem diálogos com escolas, professores, bailarinos e coreógrafos, evidenciando suas criações e processos artí ;sticos. Em 2018 recebeu o Prêmio Açorianos na categoria Novas Mídias pelo videodança “Um Olhar Através de”, realizado com a Transforma Cia de Dança, seguindo na produção de videodança, teasers e gravação de espetáculos de diversos grupos do Rio Grande do Sul. No segundo semestre de 2020, durante a pandemia do Corona vírus, começou um trabalho pioneiro com grupos e escolas de dança para a gravação de espetáculos em formato de videodança, produzindo diversos médias e longa metragens de dança.
Equipe técnica
Direção Geral: Fernando Muniz
Produção Executiva: Luka Ibarra
Direção de Fotografia: Marcus Vinícius Mesquita Godoy
Trilha Sonora Original: Driko Oliveira
Realização: MOOV.art
Este projeto foi contemplado no Edital de Concurso Produções Culturais - SEDAC –RS nº 09/2020 – Com recursos da Lei nº 14.017/2020
Contatos para entrevista:
Fernando Muniz - Diretor: (51) 9 9196-1365
Luka Ibarra - Produtora: (51) 9 9392-3452
Janise Adams - ONG Parceiros do Bem: (55) 9 9601-9050
Marcos Rogério dos Santos - Produção Local: (55) 9 9103-8423

EM DESTAQUE

Borraio Minhas Origens

Museu com peças das mais vairadas, aberto todos os dias. 

Saiba mais

Carmen's Restaurante e Pizzaria

Ambiente familiar, aconchegante e atendimento especializado, dispõe de ótimas opções para sua refeição.

Saiba mais

Campina das Missões

Venha conhecer Campina das Missões, economia basicamente na zona rural, em pequenas propriedades Familiar.

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...