Notícias

26/02/2021 16:36


FASA realiza a Jornada de Formação Docente

Após um ano tão desafiador para o mundo, na educação não poderia ser diferente. Nunca precisamos nos reinventar e inovar tanto como no último ano. Tudo está em constante transformação e sabemos que nada mais será como antes. Nos prepararmos enquanto profissionais e preparar os alunos para este novo tempo é o grande desafio.

A 5ª Jornada de Formação Docente da Faculdade Santo Ângelo buscou unir, informar e agregar ainda mais conhecimento aos professores do time FASA, que teve como objetivo discutir o futuro da educação, os desafios e novas formas de elevar o aprendizado aos alunos, seja de forma presencial ou remota. Renomados professores e palestrantes de várias áreas de atuação estão participando do evento.

A temática “O infinito na palma da mão: você está preparado para transformar-se?”, exemplifica a constante busca pela inovação e a inquietude que os profissionais atuais e ligados às tendências e tecnologias do mercado encontram no dia a dia dentro do ambiente acadêmico.

Durante a programação, o evento contou com a palestra do Diretor de Inovação e Redes do SEMESP, Fábio Reis, que abordou o tema “Para inovar, é preciso planejar”. Fábio é Doutor em História Social, Diretor de Inovação e Redes do Semesp, Presidente do Consórcio Sthem Brasil, Secretário Executivo da MetaRed, Diretor de Inovação Acadêmica da Unicesumar, Professor do Unisal e autor de diversos artigos sobre ensino superior.

A Diretora de Inovação da FASA, professora Ana Valéria Sampaio de Almeida Reis também participou da Jornada de Formação Docente, abordando os seguintes temas: Interdisciplinaridade: o que é e como fazer; Planejamento didático pedagógico: Estrutura de plano de ensino e plano de aula; Critérios, competências e objetivos de aprendizagem; Avaliação no ensino remoto - Rubricas de avaliação; Alinhamento de projetos (interdisciplinaridade, temas e critérios); O trabalho em equipe; Metodologias ativas, aprendizagem ativa e tecnologias.

A professora Ana Valéria possui graduação em Letras, mestrado em Linguística Aplicada e é doutoranda no Instituto de Investigação Interdisciplinares em Estudos Contemporâneos, na Universidade de Coimbra, Portugal.

A programação contou ainda com a palestra “Autocuidado e saúde mental”, ministrada pela professora Flaviane Troglio; e a palestra “A importância da pesquisa diante do cenário atual”, ministrada pela reitora da UNIFRAN, professora Kátia Ciuffi.

O diretor-presidente e CEO da FASA, professor Rafael Rossetto, em sua fala, abordou o tema - Alma digital: Professor, você é pontocom ou pontofora? “Entender o momento em que estamos vivendo, compreender as demandas da sociedade e nos atualizarmos frente às novas tecnologias já é um grande desafio. Não bastando, a nossa preocupação vai além, está em atender às expectativas de nossos acadêmicos, oportunizando a eles conhecimento para uma atuação competente dos profissionais formados pela FASA,” destacou Rossetto.

Também interagiu com os professores, Cristiano Kruel, Head of Innovation da StartSe. Sua fala sobre a rapidez com que a tecnologia se desenvolve e sobre como devemos ser rápidos também para acompanhar as mudanças no mundo, ratifica a necessidade de nos tornamos “competentes” em solucionar problemas, corrigir erros, agir colaborativamente, aguçar nosso lado empreendedor, sem perdermos o equilíbrio das coisas, o respeito ao outro e a ética nas nossas ações e escolhas.

A Jornada de Formação Docente da FASA encerra nesta sexta-feira, com a participação dos professores e colaboradores, para a apresentação do Setor de Práticas de Aprendizagem Centrada no Estudante, o SPACE, responsável pelo programa de Formação e Capacitação Continuada dos docentes da FASA e que também atenderá a profissionais externos, de forma remota e presencial.

EM DESTAQUE

Borraio Minhas Origens

Museu com peças das mais vairadas, aberto todos os dias. 

Saiba mais

Carmen's Restaurante e Pizzaria

Ambiente familiar, aconchegante e atendimento especializado, dispõe de ótimas opções para sua refeição.

Saiba mais

Porto Lucena

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...