Notícias

11/02/2021 13:41


Cresce a demanda por profissionais na área de Engenharia Ambiental e Sanitária

Você já parou para pensar nos impactos socioambientais e econômicos que são causados pela má gestão dos resíduos sólidos em nosso país? E você tem ideia de como está a atual situação dos resíduos sólidos no Brasil?

Segundo o relatório da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (ABRELPE), a situação é preocupante. O panorama dos Resíduos Sólidos no Brasil em 2016 mostra que 3.326 municípios brasileiros destinam seus resíduos sólidos para locais impróprios e isso equivale a 59% dos municípios. O mesmo documento registra que 76,5 milhões de pessoas sofrem os impactos negativos causados pela destinação inadequada dos resíduos.

Os impactos negativos são inúmeros. De acordo com a ABRELPE, no Brasil, são mais de 7 milhões de toneladas de Resíduos Sólidos  por ano que não são coletados ou têm destinação inadequada, sendo que 80% dos resíduos que chegam aos oceanos têm origem nas cidades.

No dia 02 de agosto de 2010 foi sancionada no Brasil, a Política Nacional de Resíduos Sólidos - PNRS (Lei Federal nº 12.305/2010), onde através desta legislação, foram estabelecidas metas arrojadas para a resolução das questões socioambientais inerentes à gestão dos resíduos sólidos urbanos no país.

De maneira geral, a Política Nacional de Resíduos Sólidos estabelece princípios, objetivos, instrumentos e diretrizes para a gestão e gerenciamento dos resíduos sólidos. Também as responsabilidades dos geradores, do poder público, e dos consumidores, bem como os instrumentos econômicos aplicáveis.

Se tratando do gerenciamento de resíduos, este é conjunto de ações exercidas, direta ou indiretamente, nas etapas de coleta até a disposição final ambientalmente adequada dos rejeitos, de acordo com plano municipal de gestão integrada de resíduos sólidos ou com plano de gerenciamento de resíduos sólidos.

Diversas etapas constituem esse processo:

* Geração: Essa etapa consiste na identificação dos materiais que são “sobras” das atividades econômicas ou produzidos pela prestação de serviços específicos.

* Segregação: Efeito de separar os resíduos de acordo com as suas diferentes características, tipologias ou nas suas frações passíveis de valorização, no seu local de geração.

* Acondicionamento: É a colocação dos resíduos sólidos no interior de recipientes apropriados, ou seja, ato de embalar os resíduos segregados em sacos ou recipientes que evitem vazamentos, rupturas e tombamentos.

* Armazenamento: Ambiente específico para contenção temporária de resíduos e rejeitos, com a finalidade de esperar o transporte ou tratamento destes.

* Tratamento: Implementação de técnicas para condicionamento das características dos resíduos e rejeitos de acordo com sua destinação final.

* Disposição Final: Distribuição de rejeitos em aterros (sanitários ou industriais), observando as normas operacionais, de modo a evitar danos ou riscos à saúde pública e a minimização dos impactos ambientais adversos.

A demanda por profissionais para atuar no setor de resíduos sólidos é cada vez maior. Resolver os problemas de forma rápida e eficiente e salvar o planeta é de extrema importância. O curso de Engenharia Ambiental e Sanitária da FASA forma profissionais altamente qualificados para atuar nas diversas áreas. Estamos vivendo um momento de desequilíbrio e desarmonia, causados pela própria sociedade. O profissional dessa área será capaz de avaliar a dimensão das alterações ambientais, causadas pelas atividade humanas e propor soluções imediatas.

Você sabia que na FASA você economiza R$ 727,69 todos os meses? É isso mesmo! Na Faculdade Santo Ângelo todos os alunos têm bolsa de 50% durante todo o curso. 

As inscrições para o Vestibular podem ser feitas pelo site https://www.sejafasa.com.br/. Mais informações pelo whats  (55) 9 9691-0918.

 

Fonte: https://portalresiduossolidos.com/situacao-atual-dos-rs-no-brasil/

EM DESTAQUE

Borraio Minhas Origens

Museu com peças das mais vairadas, aberto todos os dias. 

Saiba mais

Restaurante Cantina

O melhor da gastronomia há mais de 20 anos em São Luiz Gonzaga. Sempre procurando aperfeiçoar e inovar o buffet de salgados e doces.

Saiba mais

Associação dos Municípios das Missões AMM

Têm em comum a história e a disposição de luta pelo crescimento econômico e social da Região Missões.

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...