Notícias

09/02/2021 18:42


Ano de 2021 é instituído como comemorativo ao Bicentenário de Anita Garibaldi

No centenário Palácio Piratini, foi assinado na manhã da terça-feira (9) o decreto que institui 2021 como o ano do Bicentenário de Nascimento de Anita Garibaldi. A solenidade híbrida, com transmissão também pela internet, contou com a presença do governador Eduardo Leite, da secretária da Cultura, Beatriz Araujo, e da representante da família de Anita no Estado, Elma Santana.

Conhecida por sua participação e envolvimento direto na Revolução Farroupilha (1835-1845), Anita não nasceu no Rio Grande do Sul, mas teve seu primogênito, Domênico Menotti Garibaldi, em solo gaúcho, fruto da união com Giuseppe Garibaldi.

“Homenageando Anita e destacando sua trajetória estamos fazendo com que as atuais gerações percebam e entendam que a Revolução Farroupilha não se resumiu a uma contestação de uma ordem estabelecida sobre questões tributárias ligadas ao charque, mas que outras pequenas revoluções eram operadas, quando uma mulher tomava participação sobre esta Revolução, como foi Anita, e que serve de inspiração para todos nós. Trazer à memória e colocar em destaque a história de Anita mostra que temos que ser revolucionários do nosso próprio tempo, afinal, 200 anos depois do nascimento dessa revolucionária, que quebrou muitos paradigmas, ainda temos muitos preconceitos estabelecidos”, destacou o governador.

Com a assinatura do decreto, foi oficialmente criada uma comissão, sob a coordenação da Sedac (Secretaria da Cultura). O grupo será responsável por definir atividades comemorativas à memória de Anita, além de promover o turismo de caráter histórico, cívico e cultural, compondo um roteiro para realização de diversos eventos que deverão acontecer em cidades que tenham ligação com a personagem.

“Juntos, poderemos pensar em eventos comemorativos e atividades para promover homenagens e também o turismo, para que, a partir desse ativo que temos na nossa história, também possamos gerar desenvolvimento econômico e, mais do que tudo, inspirar as pessoas do presente a partir do passado e pensando num futuro melhor”, acrescentou Leite.

Integram a comissão, além da Sedac, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, o Conselho Estadual de Cultura, o Consulado Italiano em Porto Alegre, a Famurs (Federação das Associações de Municípios do RS), a Fundação Catarinense de Cultura, o Instituto Anita Garibaldi e o Instituto Histórico e Geográfico do RS.

“É uma iniciativa coletiva que visa enaltecer a caminhada que essa revolucionária fez há 200 anos, mas que está muito viva dentro de nós. Por isso, temos que festejar e homenageá-la. Já fica o meu convite, para que ao longo de 2021 possamos viver muitos momentos de alegria reverenciando essa trajetória”, afirmou a secretária Beatriz Araújo.

Representando a família de Anita Garibaldi, Elma Santana fez um discurso emocionado, relembrando as lutas de sua ancestral e agradecendo pelo reconhecimento com as comemorações do bicentenário.

“Anita foi uma heroína de vários mundos, que venceu muitos preconceitos, sendo que o amor foi seu ponto de partida. Esse ato de consagração e reconhecimento aos descendentes dessa mulher guerreira muito me emociona. E o decreto comprova a grandeza deste momento. Muito obrigada”, concluiu Elma.

 

EM DESTAQUE

Borraio Minhas Origens

Museu com peças das mais vairadas, aberto todos os dias. 

Saiba mais

Restaurante Cantina

O melhor da gastronomia há mais de 20 anos em São Luiz Gonzaga. Sempre procurando aperfeiçoar e inovar o buffet de salgados e doces.

Saiba mais

Campina das Missões

Venha conhecer Campina das Missões, economia basicamente na zona rural, em pequenas propriedades Familiar.

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...