Notícias

28/05/2020 17:25


Mel Cristalizado é Puro?

Muitas pessoas tem uma crença de que quando o mel cristaliza, ou no dito popular “açucara” que é uma forma muito errada de se falar, que o mel não é puro. Assim essa crença vem por se parecer ou assemelhar com cristais de açúcar.

Como se formam esses cristais no mel a glicose e a frutose compõem 80% do mel, os outros 20% ficam com a água e os sais minerais.

A cristalização do mel é um processo natural que ocorre graças à separação da glicose e da frutose.

A glicose possui uma tendência relativamente normal à cristalização, e o tempo em que ocorre essa cristalização dependerá se o mel possui mais ou menos glicose. Temperaturas próximas a 14 graus também aceleram esse processo.

Mel cristalizado, inclusive, é atestado de pureza. Portanto, se você guarda o seu mel na geladeira – o que não é indicado -, a tendência de ele cristalizar é bem grande, bem como essa tendência aumenta à medida que o friozinho vai chegando. Numa média, temperaturas abaixo de 20ºC vão acelerar o processo de cristalização.

E agora você pode pensar que, apesar de não ter guardado na geladeira e estar um calor de rachar, o seu mel cristalizou. Então, te falamos que outros fatores também influenciam, como o tipo da flor, o pólen e o seu néctar. E esses fatores não dependem de você, não é mesmo?

Pode ocorrer também de você querer fazer um teste e, mesmo tendo certeza de que um mel é puro, o submeteu a baixas temperaturas e ele não cristalizou. Nesse caso, fique atento porque alguns processos, que ocorrem a nível industrial, como a pasteurização e homogeneização, reduzem bastante a qualidade do mel, impedindo, portanto, que eles cristalizem. É o caso de alguns méis que são vendidos em supermercados e que costumam ter o seu preço bem reduzido.

Como reverter o processo de cristalização e transformar um mel cristalizado em mel líquido?

Agora que você já sabe que o mel puro cristaliza, aqui está a melhor maneira de reverter o processo: em Banho Maria.

Isso mesmo, nada de esquentar no micro-ondas. Apesar de mais rápido e prático, quando você esquenta seu mel no micro-ondas, a temperatura certamente ultrapassa de 40ºC, o que faz com que o mel perca as suas enzimas e vitaminas, perdendo completamente suas propriedades medicinais. E temos certeza de que não é essa a sua intenção.

Portanto, aqueça o mel, dentro da embalagem mesmo, na água a uma temperatura que não ultrapasse 40ºC, por cerca de 20 minutos.

Deixar o mel exposto ao sol é também uma alternativa viável e que não tira as propriedades dele, porém é bem mais demorada.

Caso queira adquir mel puro acesse aqui: www.sabordasmissoes.com.br

Apoio: Mel Sabor das Missões

EM DESTAQUE

Erva Mate Verde Real

Empresa familiar, com seu fundador Delfino Shultz, iniciou no ramo de erva mate no ano de 1989

Saiba mais

Restaurante Cantina

O melhor da gastronomia há mais de 20 anos em São Luiz Gonzaga. Sempre procurando aperfeiçoar e inovar o buffet de salgados e doces.

Saiba mais

Porto Lucena

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...