A banha de porco já foi muito usada, depois rejeitada e agora voltou à tona. Veja os motivos
Antigamente não existiam os diversos óleos que se tem hoje em dia para preparar alimentos. O que mais se usava era a banha de porco. Mas esse ingrediente ganhou má fama ao longo do tempo, pois acreditava-se que era prejudicial à saúde do coração.
Porém, como os estudos nutricionais estão sempre evoluindo, agora já se sabe que o efeito dela é exatamente o contrário. Os verdadeiros vilões são mesmo os óleos vegetais refinados.
Sim, a banha tem seus benefícios em comparação com outros produtos semelhantes. Veja quais são e entenda as diferenças para fazer boas escolhas:
A banha oxida menos do que o óleo
A grande diferença entre a banha e o óleo refinado, por exemplo, é que a primeira é rica em ácidos graxos monoinsaturados, o que significa que é mais resistente ao calor e não sofre a mesma oxidação que os óleos refinados quando exposta à altas temperaturas. Essa oxidação é prejudicial à saúde porque libera componentes inflamatórios e tóxicos para o organismo.
Até mesmo o azeite de oliva extravirgem, considerado um dos óleos mais saudáveis, não ganha da banha na hora de fazer frituras. Para ser mais saudável ele deve ser consumido sem ir ao fogo ou, no máximo, em baixas temperaturas.
Boa composição nutricional
Ela fornece muitas vitaminas, cálcio, ferro, fósforo, quase não contém sódio e é livre de açúcar e gordura trans. Ou seja, muito natural e saudável. Mas para obter esses benefícios é necessário que você tenha uma banha de alta qualidade, ou seja, de porcos criados em casa e alimentados com comida de verdade, não com rações à base de grãos transgênicos.
Oferece gordura de boa qualidade
Todo mundo necessita de uma determinada quantidade de gordura no corpo, que deve ser consumida diariamente, para o bom funcionamento do organismo. Mas essa gordura deve ser de boa qualidade, do tipo insaturada. Na banha, cerca de 40% da gordura é saturada, o que não é bom porque pode aumentar o colesterol. Mas a restante porcentagem é de gorduras saudáveis, as poli e monoinsaturadas.
Barato e eficaz
Por fim, a versão pura de origem confiável é um ingrediente bem barato e fácil de encontrar, podendo ser usada para os mais diversos pratos, pois não contém cheiro nem sabor.
Essa gordura é extraída da parte da barriga, onde também está o bacon. Para fazê-la em casa, você precisa dessa parte do animal, o toucinho. É a partir dessa gordura pura que você vai fazer a receita, derretendo a banha para que depois ela solidifique outra vez e esteja pronta para usar nas suas receitas. Ela é mais econômica, pois basta colocar um pouquinho na panela para derreter que já é o suficiente para fazer um prato.
Sim, a banha de porco tem um grande potencial engordativo, porque é muito calórica, apesar de seus benefícios que se sobressaem a outros tipos de gordura. Mas se consumir de forma moderada, incluindo esse alimento em uma rotina de alimentação saudável e com a prática diária de atividade física, não haverá com o que se preocupar.
Esse ainda é um produto bastante popular, embora nem todo mundo queira fazer em casa. Por isso, é bem fácil de encontrar no supermercado, feiras e mercearias. Mas lembre-se que nem toda banha é de boa qualidade.
Tudo vai depender de como o porco foi criado, por isso, a melhor opção é consumir a feita em produção independente por alguém que você conhece. A banha derivada de porcos criados em granjas de proporção industrial costumam ter vestígios dos medicamentos usados nos animais e dos pesticidas usados na ração que é dada aos porcos.
Priscilla Riscarolli
Fonte : Dicas OnLine