Notícias

30/04/2019 17:47


Seminário debate a produção orgânica de alimentos - 19ª FENAMILHO INTERNACIONAL

Produtos naturais, livres de agrotóxicos, estão sendo cada vez mais procurados e discussão leva incentivo para agricultores investirem na cultura

Uma nova cultura alimentar conquista cada vez mais adeptos em Santo Ângelo e região: a produção e consumo de alimentos orgânicos. Para tratar desta tendência e estimular a adesão de agricultores familiares à produção orgânica e incentivar a mudança de hábito alimentar à população, a Comissão de Agricultura da 19ª FENAMILHO Internacional, sob a coordenação da EMATER, promoveu na tarde desta segunda-feira, 29, no Auditório Iglenho Burtet, no Parque de Exposições Siegfried Ritter, o Seminário Regional de Produção de Alimentos Orgânicos.
O seminário foi aberto pelo presidente da FENAMILHO Internacional, o vice-prefeito Bruno Hesse, com a presença do chefe do Escritório Municipal da Emater local, Álvaro Uggeri Rodrigues, o coordenador da Comissão de Agricultura da feira, Diomar Formenton, do presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Daniel Casarin, e do engenheiro agrônomo Gilmar Vione, assistente técnico rural da Emater para as áreas da olericultura, fruticultura e produção orgânica. As soberanas da feira, a Rainha Fabiane Koaski e as princesas Daniele Lange e Thaís Lersch, prestigiaram a abertura do evento.
Durante o evento foram apresentadas tecnologias de produção, palestras técnicas, oficina de degustação de Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANCs), entrega de certificados de conformidade orgânica para agricultores do Programa Sabor Missioneiro e depoimentos de agricultores e grupos de consumidores de produtos orgânicos. 
PRODUTORES
Abriram os depoimentos, Carlos Tomm, proprietário da Laguardia Agroflorestal, do Rincão dos Rorattos, explanando ao grande público presente sobre a opção pela produção orgânica, compartilhando informações sobre a maneira de produzir de forma saudável com reflexos no ecossistema. Entre os conceitos citados pelos produtores, estão o uso de adubação verde; a agricultura em harmonia com o meio ambiente e métodos inteligentes de produzir orgânicos aproveitando os potenciais da propriedade rural, independente do tamanho da área. “A agricultura orgânica e a convencional podem viver harmonicamente”, declarou Tomm. 
A Agroflorestal Laguardia está instalada em área de 32 hectares certificada com 16 hectares dedicadas ao pomar orgânico.
A produtora Maíra Alfaro, também deixou seu depoimento sobre produção livre de agrotóxicos.
CONSUMIDORES
Representando um grupo de aproximadamente 300 pessoas cadastradas como potenciais consumidores do conceito agroecológico de alimentação, a professora Marlene Stochero, alertou os agricultores para a dificuldade deste público em encontrar produtos cultivados sem agrotóxicos para atender a demanda regional. “Se por um lado, somos os maiores consumidores de agrotóxicos do mundo, de outro há pessoas que buscam por alimentos saudáveis, qualidade de vida e autoconhecimento”, pontuou. 
PROGRAMAÇÃO
O seminário também oportunizou a degustação de Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANCs) e foi espaço para a entrega de certificados de conformidade orgânica para agricultores do Programa Sabor Missioneiro.

Fonte: Fenamilho Internacional
Fotos: Fernando Gomes

EM DESTAQUE

Borraio Minhas Origens

Museu com peças das mais vairadas, aberto todos os dias. 

Saiba mais

Hotel Posto do Trança

Hotel e Posto de combustíveis do Trança seu melhor atendimento em Porto Xavier.

Saiba mais

Associação dos Municípios das Missões AMM

Têm em comum a história e a disposição de luta pelo crescimento econômico e social da Região Missões.

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...