Notícias

24/01/2019 23:13


Palestra em Santo Ângelo dá início à programação da abertura da colheita do milho no RS

Preparar o ambiente em torno da discussão sobre o cultivar milho, sua produção, rendimento, sustentabilidade e importância para a cadeira primária motivou palestra realizada na noite de quinta-feira, 24, no Sindicato Rural de Santo Ângelo, com o ex-ministro e atual presidente da ABRAMILHO Alysson Paolinelli. Ele abordou as perspectivas do milho no Brasil, em evento que foi registrado como primeira ação da 8ª Abertura Oficial da Colheita do Milho No Rio Grande do Sul, que continua nessa sexta-feira, 25, com a presença do Governador Eduardo Leite.  
O presidente da APROMILHO, Ricardo Meneghetti, acompanhou a palestra e destacou que a grande meta é melhorar cada vez mais a qualidade do cereal. Para ele, a região é rica na produção do cultivar, e a entidade busca fomentar as áreas de produção, trazendo ao debate soluções possíveis de serem aplicadas com vistas ao melhoramento da produção.
O presidente da Fenamilho Internacional, Bruno Hesse, destacou a fazenda AJ Moreno, que vai sediar a colheita oficial do milho no Estado, produz com utilização de tecnologia de ponta, sendo referencial regional. Atualmente a expectativa de colheita gira em 240 sacas por hectare, destacou.
O prefeito de Santo Ângelo, Jacques Barbosa, enfatizou que o município traz um olhar especial para quem produz, e que tais discussões antes do ato oficial da abertura se fazem necessário pois, é na coletividade que se encontram grandes soluções para a evolução.
O ex-ministro dos Transportes, Odacir Klein, participou do encontro. Ele destacou que o RS vem, nos últimos 15 anos, aumentando a produtividade do milho. Porém, diminuiu consideravelmente a área cultivada. Segundo ele,  não há milho suficiente para o abastecimento da indústria nacional, e, há que se trabalhar vários problemas enfrentados pelo setor. “Se aumentar a área de produção, aumentar a produtividade vai faltar local de armazenagem”, destacou, acrescentando que falta estímulo para a produção.
O palestrante, Alysson Paolinelli, ratificou as palavras de Odacir Klein, e destacou que o Brasil tem na atualidade a oportunidade de resolver um problema que é secular: o planejamento adequado, com o emprego da correta tecnologia e a evolução necessária para competir de frente com o mercado internacional. Segundo ele o País, ao longo dos anos, enfrentou uma “quase ignorância na arte de produzir”, e, ao longo dos anos, vem tentando corrigir erros que começaram no início da colonização, chegou a estar entre os primeiros na exportação de alimentos, porém, não faz o dever de casa, que é abastecer o próprio país.
O deputado estadual Eduardo Loureiro também esteve no local, representando a Assembleia Legislativa. Assim como o presidente do Sindicato Rural, Laurindo Nekititz; o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Deaniel Casarin e o representante da Farsul, Claudio Duarte, entre diversas lideranças.
Depois da palestra, lideranças participaram de um jantar. A programação da abertura da colheita do milho no Estado vem completa. E envolve as principais entidades do município.
AGENDA
10 horas: abertura oficial da Colheita do Milho no Rio Grande do Sul
Local: Fazenda AJ Moreno – Distrito Sossego
Além das autoridades estaduais, está confirmada a presença do Governador Eduardo Leite.
Realização: Abramilho, Associação de Produtores de Milho do Rio Grande do Sul (Apromilho); Prefeitura de Santo Ângelo, Fenamilho Internacional contando com apoio de diversas entidades.
(Texto: Edna Lautert. Fotos: Fernandos Gomes)

EM DESTAQUE

Erva Mate Verde Real

Empresa familiar, com seu fundador Delfino Shultz, iniciou no ramo de erva mate no ano de 1989

Saiba mais

Hotel Posto do Trança

Hotel e Posto de combustíveis do Trança seu melhor atendimento em Porto Xavier.

Saiba mais

Porto Lucena

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...