Notícias

09/03/2019 15:36


Origem da Festa Pagã Carnaval

          Originalmente, o termo “carnaval” significa “adeus à carne ou fim da carne” (carnis levale, em latim), representava na Idade Média  festas populares que antecediam um período de grande jejum, pré-Páscoa, morte e ressureição de Cristo. Por antecipar o jejum e meditação para uma temporada religiosa é considerado um período pagão, uma festa pagã e também com esta base inconsciente ela é incentivada e propagada como uma festa dos pecados luxuria que antecede o período de sacrifício e reclusão.
          O Carnaval passou a ser adotado pela Igreja Católica como o marco inicial da Quaresma a partir de 590 d.C.
          No Brasil, esta festa popular começou a ser comemorada em meados do século XVII, por influência dos europeus, que já festejavam muito antes, principalmente em França e Itália.
          Por fim, apenas no século XX que o Carnaval no Brasil se consolidou como o formato conhecido contemporaneamente, sendo uma grande estratégia de turismo e eventos, shows e bailes.
          Se pararmos para observar a origem é totalmente diferente do que o carnaval é hoje ou a intenção do “Fim da Carne” a maioria da cultura ou festas são recentes e ainda estão em formação. 
         O samba e as marchinhas carnavalescas foram grandes impulsionadores desta festa popular entre os brasileiros.
          No Rio de Janeiro, aliás, o Carnaval é marcado como um feriado municipal, além de ser conhecido como o maior carnaval do mundo, registrado pelo Guiness Book of Records.
          Paris é considerada a cidade responsável por ter exportado o Carnaval para o mundo.
Carnaval Brasileiro
          No Brasil, o Carnaval é um feriado que dura três dias, e sua data varia a cada ano, uma vez que ocorre sempre 47 dias antes da Páscoa.
          No Carnaval, as pessoas se vestem de maneira diferente da habitual, com trajes mais divertidos ou inusitados, e comemoram a data indo a bailes e desfiles específicos da época.
          O Brasil é mundialmente conhecido por essa comemoração, que é festejada em todo país, em especial nos estados do Rio de Janeiro, Bahia e São Paulo, que fazem grandes desfiles de fantasias com temas variados. Alegria é um bloco de Carnaval que brincamos o ano todo e fantasiamos em Fevereiro.
Notícia: Carnaval Origem da Festa Pagã
Notícia: Quarta-feira de Cinzas Porque o Feriado?
Notícia: Sexta-Feira Santa a Sexta da Paixão Seu Significado
Noticia: História do Carnaval de Rua é tema de exposição em Santo Ângelo 
Notícia: História do Carnaval de Santo Ângelo é tema de exposição 

Site: Lenda da Cruz de Caravaca 
​Site: Origem da Cruz Missioneira 
​Site: Primeira Cruz de Quatro Braços, Origem da Cruz de Caravaca

 

EM DESTAQUE

Vinícola Fin

É uma empresa familiar com produção própria de uvas e vinhos.

Saiba mais

Restaurante Cantina

O melhor da gastronomia há mais de 20 anos em São Luiz Gonzaga. Sempre procurando aperfeiçoar e inovar o buffet de salgados e doces.

Saiba mais

Porto Vera Cruz

Fronteira das belezas naturais, sempre um por do sol esperando por você!!

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...