Momento histórico de integração entre os Povos Missioneiros do Brasil e Argentina vai marcar a manhã de quinta-feira (13/10), em San Ignácio Mini/AR
As Missões unidas pela mesma emoção. E assim, vai começar uma nova página na história missioneira: a integração da Argentina ao Caminho das Missões, com o lançamento da internacionalização do “CAMINO DE LAS MISIONES JESUÍTICOS GUARANÍES”. A caminhada inicia em Corpus, numa pequena cidade na fronteira com o Paraguai. No final do dia 12, o grupo de peregrinos chegará em San Ignácio Mini, Província de Misiones/Argentina, para o evento. E no dia 13, às 9h30min, acontecerá o ato solene com a presença de peregrinos e autoridades dos dois países. O encerramento será no Brasil/RS/Missões, em Santo Ângelo, dia 29 de outubro.
Presidente da Associação dos Municípios das Missões (AMM) e Fundação dos Municípios das Missões (Funmissões), Brasil Antonio Sartori reiterou a relevância da atuação coletiva. “Sempre que poder público e privado trabalham em conjunto, aumentam consideravelmente as chances de consolidações das ações pretendidas, como é o caso da internacionalização do Caminho das Missões”, ressaltou Sartori, prefeito de Entre-Ijuís, que estará liderando a comitiva missioneira até o evento.
Esta primeira caminhada experimental internacional está sendo lançada pela operadora de turismo Caminho das Missões. De acordo com Marta Benatti, sócia da operadora, esta iniciativa representa a realização de um sonho idealizado desde a década de 90, quando ocorreu a primeira caminhada experimental.
“A internacionalização do Caminho tem como principais objetivos a integração dos 30 Povos das Missões e o desenvolvimento do turismo regional, onde se busca a união com os países vizinhos e unificação dos produtos turísticos missioneiros ao mercado nacional e internacional”, destacou Marta, acrescentando a importância da parceria com o poder público, em especial a AMM/Funmissões e Prefeitura Municipal de Santo Ângelo.
ROTEIRO INTERNACIONAL
Serão 18 dias de caminhada percorrendo 410 quilômetros e passando por 4 patrimônios culturais mundiais, incluindo lugares de belezas naturais inigualáveis. ROTEIRO BRASILEIRO: Corpus; San Ignácio Mini; Loreto; Santa Ana; Cerro Azul; Santa Maria la Mayor; Itacaruaré, e San Javier.
ROTEIRO BRASILEIRO: Porto Xavier; Assunção do Ijuí (Roque Gonzales) e Pirapó. São Nicolau; São Luiz Gonzaga/São Lourenço; Caibaté/Caaró; São Miguel das Missões, São João Batista/Entre-Ijuís e Santo Ângelo se unirão ao roteiro já existente no Brasil.
ENCERRAMENTO
O evento de encerramento ocorrerá no dia 29 de outubro em frente à Catedral Angelopolitana/Santo Ângelo, onde sempre acontece a emocionante chegada. A programação inicia às 17horas, com shows e apresentações culturais, missa do encontro com o Anjo da Guarda, entre outras atrações. A chegada dos peregrinos na capital das Missões está prevista para às 19 horas.
Por Karin Schmidt
Fonte: Operadora de Turismo Caminho das Missões
CIDADES AMM
Bossoroca
Caibaté
Cerro Largo
Dezesseis de Novembro
Entre-Ijuís
Eugênio de Castro
Garruchos
Giruá
Guarani das Missões
Mato Queimado
Pirapó
Porto Xavier
Rolador
Roque Gonzales
Salvador das Missões
Santo Ângelo
Santo Antônio das Missões
São Borja
São Luiz Gonzaga
São Miguel das Missões
São Nicolau
São Paulo das Missões
São Pedro do Butiá
Sete de Setembro
Ubiretama
Vitória das Missões