Produtores de leite de Ubiretama tiveram a oportunidade de trocar experiências e construir conhecimentos durante o Dia de Campo realizado na propriedade de Nadir e Osvino Rudke, na Linha 15 de Novembro, no dia 05 de março. Nas estações, recomendações técnicas que contribuem para impulsionar resultados positivos na produção leiteira, envolvendo desde a dieta animal até a redução de custos de produção e acesso a políticas públicas.
A importância de índices técnicos para a tomada de decisões foi evidenciada na estação conduzida pela empresa Mimara, com a apresentação do controle realizado na propriedade, que leva em conta a produtividade dos animais relacionada à dieta e rentabilidade do sistema de produção de leite a pasto.
Sob responsabilidade da Emater/RS-Ascar, outra estação abordou o uso do pastejo rotacionado de forragens tropicais irrigadas. O extensionista de São Paulo das Missões Júnior Kessler apresentou aspectos técnicos de pastagens como a BRS Kurumi (produção de 175 toneladas de massa verde por hectare ao ano, 30 t/ha/ano de matéria seca e 16% de Proteína Bruta), a BRS Capiaçu (produção de aproximadamente 300 toneladas de massa verde ha/ano, 50 t/ha/ano de massa seca e Proteína Bruta de 7,3%), a Tifton (55 t/ha/ano de massa verde, 13 t/ha/ano de matéria seca e 17% de Proteína Bruta) e a Hermátria (40 t/ha/ano de massa verde, 10 t/ha/ ano de matéria seca e 10% de Proteína Bruta).
Na mesma estação, o assistente técnico regional da Emater/RS-Ascar Marco André Junges orientou sobre o sistema de irrigação instalado em pastagens da propriedade, bem como apresentou o Programa Supera Estiagem – Etapa Dois, coordenado pela Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi). Com o Programa, o produtor pode receber, como subvenção, até R$ 100 mil, limitado a 20% do valor do projeto, em parcela única, para a implantação ou ampliação de sistemas de irrigação. Podem estar inclusos neste valor, a construção ou aumento de reservatórios que atendam à legislação ambiental, sistemas de irrigação e melhorias internas de rede.
A produção de silagem de alta qualidade também recebeu destaque no dia de campo. Na oportunidade, técnicos da De Heus orientaram sobre o ponto ideal de corte do milho, com ênfase na redução de perdas com a colheita anterior ou posterior ao momento adequado.
Os participantes do dia de campo tiveram ainda a oportunidade de acompanhar demonstração de tratores da empresa LS Tractor.
O evento foi promovido pela Mimara Nutrição, com apoio da Emater/RS-Ascar, De Heus e Colletto LS.
MISSÕES UM DESTINO INCRÍVEL
CONFIRA INGRESSOS, ROTEIROS, LIVROS E ARTESANATO MISSIONEIRO
BORRAIO MINHAS ORIGENS EM SÃO MIGUEL DAS MISSÕES
FAZENDA PARAÍSO EM SÃO MIGUEL DAS MISSÕES
ROTEIRO - Caminhada Autoguiada São Borja - Santo Ângelo- 320 km
ROTEIRO - Caminhada Autoguiada São Borja - São Nicolau - 136 km
ROTEIRO - Caminhada Autoguiada São Nicolau - Santo Ângelo- 320 km
ROTEIRO - Caminhada Autoguiada São Miguel das Missões - Santo Ângelo- 72 km
ROTEIRO - Bike São Borja - Santo Ângelo - 305 km
ROTEIRO - Bike São Nicolau - Santo Ângelo- 160 km
ROTEIRO - Missões 2 dias e 1 noite
CASA FLUTUANTE EM PORTO XAVIER
CONFIRA NOSSOS PARCEIROS
CLIQUE AQUI E ADQUIRA INGRESSOS E ROTEIROS TURÍSTICOS NAS MISSÕES
RESTAURANTE CANTINA EM SÃO LUIZ GONZAGA
ERVA MATE VERDE REAL
RECANTUS RESTARUANTE E PIZZARIA EM SÃO MIGUEL DAS MISSÕES
ATELIÊ VÓ ANGELINA - SÃO MIGUEL DAS MISSÕES
CHURRASCARIA E RESTAURANTE TRÊS MISSÕES - AO LADO DO POSTO NO TREVO DE ACESSO A SÃO MIGUEL DAS
CAFÉ MISSIONEIRO - PADARIA SANTO ÂNGELO
REUNIDAS - SEU DESTINO NA PALMA DA MÃO
ASSOCIAÇÃO DE MUNICÍPIOS DAS MISSÕES - A FORÇA MISSIONEIRA PELO MUNICIPALISMO
SAIBA TUDO SOBRE O TURISMO E ROTEIROS NA FRONTEIRA NOROESTE DO RIO GRANDE DO SUL
Museu com peças das mais vairadas, aberto todos os dias.
Saiba maisConhecida como a capital mundial dos gêmeos, com mais de 100 pares de gêmeos idênticos em toda a população.
Saiba mais