Chegou ao fim, na quinta-feira (21.11), a etapa japonesa da Missão Ásia 2024. Liderada pelo governador Eduardo Leite e com a participação do secretário de Desenvolvimento Econômico Ernani Polo, a comitiva gaúcha partiu rumo à China, após uma intensa programação no Japão, que incluiu reuniões com investidores e com empresas japonesas e visitas a centros de gestão e prevenção de desastres.
No Japão, o grupo passou pelas cidades de Tóquio, Himeji e Shiga, esta, província-irmã do Rio Grande do Sul desde 1980. Com agendas voltadas para a ampliação e novos investimentos, houve reuniões com as empresas Toyota e Japan Tobacco International (JTI), ambas com unidades no Rio Grande do Sul, e com o Japan Bank for International Cooperation. Em reunião com a Mitsubishi, além de apresentar oportunidades de negócios no RS, foi discutida a transição energética, com o grupo visitando a planta de hidrogênio e a fábrica de turbinas para geração de energia da indústria.
Na questão da energia renovável, foi firmado um memorando de entendimento com a empresa Shizen Group para a realização de estudos sobre a viabilidade de um parque eólico offshore no litoral gaúcho. O grupo já possui quatro projetos em tramitação nesta área no Estado. Com a empresa ERM Japan foi assinado protocolo de intenções com o objetivo de captar recursos do governo japonês para a realização de estudos e formatação de um “master plan” para projetos de hidrogênio que utilizem o Porto de Rio Grande como ponto de exportação.
Também houve agendas com o embaixador do Brasil no Japão, Octávio Henrique Dias Garcia Côrtes, e com o Ministério da Economia, Comércio e Indústria japonês. O secretário Ernani Polo classificou como muito positivo o saldo da primeira etapa da missão. “Tivemos uma programação intensa, mas muito produtiva. Nos reunimos com empresários para discutir investimentos em nosso Estado e também com especialistas em transição energética, área que o RS tem demonstrado grande potencial, tanto pelas questões ambientais e tecnológicas, quanto pelo trabalho que o governo vem fazendo para o desenvolvimento neste setor”, disse. O reconhecimento do Estado como zona livre de febre aftosa sem vacinação também foi discutido. “Conversamos com o embaixador a fim de acelerar esse processo e abrir o mercado japonês para a carne gaúcha”.
Além das boas perspectivas de oportunidades de negócios que a missão proporcionou, Polo destacou a civilidade e organização do povo japonês. “Quando em um dia de chuva, você observa numa rua sem trânsito de carros, todas as pessoas paradas esperando abrir o sinal de pedestre para elas atravessar, você se dá conta o nível de educação e disciplina da população. E isso é uma regra geral em todo país”.
China
A comitiva seguiu para a próxima etapa da missão, rumo à China. A programação iniciou na região de Shenzhen, considerada o “Vale do Silício chinês”, com uma visita ao campus da Huawei, uma das maiores empresas de telecomunicações do mundo. Após, houve uma reunião com a direção da BYD, líder mundial na produção de veículos elétricos e baterias. O governador Eduardo Leite apresentou aos representantes da empresa as potencialidades do Estado para receber investimentos. A BYD já declarou publicamente a intenção de ampliar a atuação no Brasil.
O potencial do Rio Grande do Sul também foi tema do RS Day, no sábado (23.11). O evento destacou as oportunidades de negócios e as iniciativas de sustentabilidade do Estado para avançar em parcerias com investidores chineses. Os secretários estaduais apresentaram os principais setores econômicos e projetos estratégicos do RS. O titular da Sedec, Ernani Polo, falou sobre ações para fortalecer a cadeia de suprimentos automotiva, com foco em veículos elétricos e tecnologias sustentáveis.
A missão em solo chinês continuou com uma visita à Zona Internacional de Demonstração de Hidrogênio de Daxing, em Pequim. O objetivo foi avaliar tecnologias e modelos de desenvolvimento que possam ser implementados no território gaúcho com investimentos estrangeiros. Na segunda-feira (25.11), o grupo participou de um encontro com autoridades da província de Hebei, uma das mais importantes regiões industriais da China. A reunião destacou o interesse de ambos em desenvolver parcerias nas áreas de agricultura, infraestrutura e tecnologia.
O secretário Ernani Polo comentou sobre o andamento da missão na China. “Toda a programação até este momento demonstra inúmeras oportunidades de negócios, parcerias e de avanços tecnológicos que podem ser replicados no RS. Temos muito a oferecer aos investidores estrangeiros, que se mostram impressionados com o potencial gaúcho”, disse.
A programação continua até dia 27 de novembro. Integram a missão oficial os secretários estaduais Artur Lemos (Casa Civil), , Caio Tomazeli (Comunicação), Pedro Capeluppi (Reconstrução Gaúcha) e Ronaldo Santini (Turismo); o procurador-geral do Estado, Eduardo Cunha da Costa; o presidente da invest.RS, Rafael Prikladnicki; o presidente da Assembleia, Adolfo Brito; e o líder do governo na Assembleia, Frederico Antunes, entre outras autoridades.