Notícias

21/11/2024 08:25


Comitiva do Estado conhece centros de referência em resiliência climática e gestão de riscos em Tsukuba

Com o objetivo de aprofundar o conhecimento sobre soluções tecnológicas e científicas construídas para enfrentar os desafios impostos por desastres naturais, a comitiva liderada pelo governador Eduardo Leite em missão oficial na Ásia visitou dois centros de excelência em Tsukuba, no Japão, nesta quarta-feira (20/11). Os integrantes do grupo foram recebidos por representantes do Instituto Nacional de Pesquisa para Ciências da Terra e Prevenção de Desastres Naturais (NIED) e do Centro Internacional de Gestão de Riscos Hídricos (ICHARM). Além disso, Leite fez um balanço aos pesquisadores e diretores dos centros sobre a enchente no Rio Grande do Sul em maio deste ano.

No NIED, foram detalhadas aos participantes da missão tecnologias avançadas para monitoramento e mitigação de riscos naturais, incluindo terremotos, inundações e deslizamentos de terra. O instituto apresentou sistemas de alerta precoce que integram sensores e modelos preditivos para minimizar os impactos de desastres naturais em áreas vulneráveis.

“A qualificação de sistemas de alerta e prevenção no Rio Grande do Sul é uma prioridade para nosso governo, e já obtivemos avanços nos últimos meses. A visita ao NIED nos abre uma possibilidade, inclusive manifestada pelos pesquisadores, de estabelecermos algum tipo de cooperação para intercâmbio técnico com o centro. Somos um governo que ouve a ciência e temos interesse em agregar todo tipo de conhecimento para aprimorar a capacidade de prevenção e resposta do governo a desastres climáticos”, ressaltou o governador.

 

EM DESTAQUE

Borraio Minhas Origens

Museu com peças das mais vairadas, aberto todos os dias. 

Saiba mais

Safira

Porto Lucena

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...