Em uma roda de conversa realizada nesta terça-feira (24/09), moradores do Assentamento Primavera, de Bossoroca, tiveram a oportunidade de conhecer mais sobre a identificação e uso de plantas bioativas. Na ação, foi destacada a importância de preservar a agrobiodiversidade local e entender mais sobre as diferentes espécies de plantas existentes na região, que podem ser aproveitadas com fins terapêuticos, condimentares e aromáticos.
A importância do autoconhecimento foi evidenciada nas falas dos assistentes técnicos regionais da Emater/RS-Ascar Lisete Primaz e Jorge João Lunardi, que orientaram sobre o uso de plantas na promoção do bem-estar e da saúde humana, especialmente o aproveitamento de folhas e cascas em chás e tinturas, bem como os respectivos cuidados necessários. Também foram apresentadas possibilidades de uso na sanidade animal. A ação foi acompanhada pela extensionista da Emater/RS-Ascar de Bossoroca, Sinara Tuimer Mackry.
O trabalho de Assistência Técnica e Extensão Rural e Social (Aters) com plantas bioativas desenvolvido pela Emater/RS-Ascar, vinculada à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR), possui experiência de mais de quatro décadas e é realizado em todo o Estado.