A 11ª Feira da Agroindústria e da Agricultura Familiar (FEAAGRI Missões) abriu na manhã desta quarta-feira, 4, com o Seminário Regional da Agricultura Familiar, promovido pela Emater/RS-Ascar e Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR), com o apoio da FEAAGRI, FETAG, FAMURS E SICOOB.
O evento foi realizado no auditório Iglenho Araújo Burtet, no Parque de Exposições Siegfried Ritter, com a participação de mais de 40 municípios do noroeste gaúcho, oportunidade de conhecimento sobre os programas desenvolvidos pelo Estado para o fomento das agroindústrias e da agricultura familiar, executados pela Emater, e também das linhas de financiamento para o setor primário, apresentado pelas instituições oficiais e cooperativas de crédito.
A abertura contou com a manifestação do prefeito de Santo Ângelo, Jacques Barbosa; do presidente da FEAAGRI, Diomar Formenton; do presidente da Associação FEAAGRI, Daniel Casarin, no ato representando a direção da FETAG; Ivânia Polaczynski, superintendente-regional-adjunta da Emater e gerentes de instituições ligadas ao crédito.
As manifestações das autoridades destacaram a evolução da FEAAGRI a cada edição, com aumento significativo em expositores, comercialização e público visitante. “O crescimento exponencial da FEAAGRI Missões a cada nova edição mostra a importância do agronegócio, das agroindústrias e da agricultura familiar para a economia. A feira está sintonizada com quem produz”, assinalou o prefeito Jacques.
Diomar Formenton disse que a feira é uma oportunidade de troca de conhecimentos e tecnologia, avaliar demandas do setor e discutir avanços.
O SEMINÁRIO
O seminário se estenderá até à tarde desta quarta-feira. O evento abriu com café da manhã e recepção aos participantes e as palestras “Contextualização e Perspectivas do Programa Estadual da Agricultura Familiar - PEAF”, apresentado pelo médico-veterinário da Emater, Eduardo da Rosa; em seguida, “Os Desafios da Agricultura Familiar”, com abordagem da Emater/Ascar e da UFRGS; e acesso ao crédito, apresentado pelo SICOOB.
Na parte da tarde, os participantes estarão reunidos em grupo para apontar os desafios da agricultura familiar e elaboração de demandas, a fim de aprimorar o PEAF.
Também haverá entrega de certificados de inclusão no Programa a oito agroindústrias familiares da região de abrangência da Regional de Santa Rosa.
Texto: Tarso Weber | Fotos: Fernando Gomes