Notícias

10/05/2024 17:47


Governo reúne setores essenciais e foca em projetos resolutivos

Prefeito Jacques determina celeridade na finalização de projetos que solucionem problemas recorrentes de alagamentos na cidade e no interior

Determinado a buscar soluções para os problemas causados pelas intensas precipitações registradas e que, segundo especialistas, devem se agravar com o tempo, causando danos e prejuízos aos cidadãos e aos próprios do município, o prefeito Jacques Barbosa reuniu na tarde desta quinta-feira, 9, no auditório da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, os secretários de setores essenciais da gestão para o encaminhamento de projetos resolutivos.

Também esteve em pauta na reunião, as atuais ações assistenciais e humanitárias e de prevenção para o enfrentamento dos eventos climáticos de grande intensidade das áreas da Saúde, Educação, Desenvolvimento Social, Meio Ambiente e em defesa da vida e do patrimônio do cidadão.

URGÊNCIA

Jacques quer urgência na finalização de projetos estruturantes, já iniciados pelo quadro de engenheiros da Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e Habitação, usando como referência o relatório de áreas de riscos da Defesa Civil de Santo Ângelo, que cita pontos como os recorrentes alagamentos na estrada de acesso à Barra do São João – próximo ao Balneário Corrente de Ouro -, na Buriti e na Rua Silvia Konoratt, no Bairro Aliança, e em outros locais do meio rural, apresentados pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural, além de evitar problemas em prédios públicos. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, ao menos quatro unidades de saúde sofreram algum tipo de dano nas últimas precipitações registradas.

O prefeito defendeu a elaboração de projetos de engenharia para a substituição de pontes e pontilhões de madeira por concreto armado ou ferro e de pavimentação asfáltica para o meio rural. “Está constatado que pontes e pontilhões no meio rural não podem ser construídas mais em madeira, porém, neste momento de emergência, teremos que reconstruir nesses moldes. Queremos um planejamento, a partir dos projetos engenharia prontos, vamos buscar recursos no Estado e na União”, afirmou Jacques.

O chefe do Executivo pediu ainda que os setores essenciais mantenham-se atentos aos editais que serão abertos pelos governos estadual e federal para que o município possa cadastrar os projetos para a captação de recursos.

PRESENÇAS

Participaram da reunião os secretários municipais Antônio Cardoso (Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano), Lói Roque Biacchi (Saúde), Eliane Carpes (Educação), Valdeci Braga (Desenvolvimento Social e Cidadania), Diomar Formenton (Desenvolvimento Rural), Jânio Bones (Governo e Relações Institucionais) e Hasadias Amaral da Silva (Planejamento Urbano e Habitação – SEPLAN); o diretor da Defesa Civil, Paulo da Rosa; o diretor de Vigilância em Saúde, Ubiratan Alencastro; engenheiros da SEPLAN e servidores das secretarias.

Texto: Tarso Weber | Fotos: Fernando Gomes

 

EM DESTAQUE

Erva Mate Verde Real

Empresa familiar, com seu fundador Delfino Shultz, iniciou no ramo de erva mate no ano de 1989

Saiba mais

Mel Sabor das Missões

Aqui você encontra Mel, Vinagre de Mel, Cerveja de Artesanal de Mel e Hidromel.  

Saiba mais

Porto Vera Cruz

Fronteira das belezas naturais, sempre um por do sol esperando por você!!

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...