Notícias

28/03/2024 11:21


Feira do Peixe movimenta Mercado Público de Santa Rosa

Maior feira da Semana Santa das regiões Fronteira Noroeste e Missões e uma das maiores do interior do Rio Grande do Sul, a Feira do Peixe de Santa Rosa movimento o Mercado Público Eclair Moraginski na quarta-feira (27/03), com expectativa de comercialização de 14 toneladas de peixes. A abertura oficial da 31ª edição do evento ocorreu pela manhã, com a presença de diversas lideranças, e as atividades seguem até às 19h.

Diante do engajamento das entidades promotoras, Prefeitura de Santa Rosa, Emater/RS-Ascar e Associação dos Produtores de Hortigranjeiros de Santa Rosa (Aprhorosa), assim como o apoio da Alibem, do Encontro Estadual de Hortigranjeiros e do Sicredi, o presidente da Feira, José Nelson de Aquino Batista, destacou que a feira foi viabilizada graças ao esforço das diversas parcerias, que se organizaram para garantir infraestrutura aos produtores e segurança aos consumidores.

O prefeito de Santa Rosa, Anderson Mantei, acompanhado do vice-prefeito, Aldemir Ullrich, resgatou o sentido da espiritualidade do evento, realizado tradicionalmente durante a Semana Santa, e enalteceu o reconhecimento em relação às instituições promotoras, que se empenharam em promover mais uma ação em prol do desenvolvimento. Neste sentido, o Padre Arcângelo Deretti conduziu, durante a abertura da Feira, uma reflexão sobre a relação espiritual do peixe e da Semana Santa.

Tilápia, piava, carpa capim, húngara e prateada, comercializadas frescas ou fritas, estão entre as espécies disponibilizadas aos consumidores por 14 produtores. "A realização da feira do peixe é uma oportunidade para que os agricultores familiares possam fazer a venda do pescado durante a Semana Santa, mas também é uma oportunidade de renda o ano todo, portanto, fica o desafio de criarmos mais oportunidades para a comercialização e o consumo em diferentes períodos", destaca a gerente regional adjunta da Emater/RS-Ascar, Ivânia Polaczinski.

Hortifrutigranjeiros, produtos de agroindústrias locais, flores e artesanatos também estão sendo comercializados. A feira também oportuniza resgatar tradições do período de Páscoa, como as cascas pintadas de ovos, peças artesanais relacionadas, plantas, entre outros.

Diante do êxito do evento desde os primeiros minutos, a presidente da Aprhorosa, Ester Seide, relembra que "foi em ações de pessoas que se encorajaram a fazer diferente que o município se desenvolveu, a exemplo de Eclair Moraginski, quando criou o Hortigranjeiros, e o Pastor Albert Lehenbauer ao trazer o grão de ouro, a soja, não imaginavam que seu esforço em contribuir com a comunidade tomaria tamanha proporção, o que não é diferente com a Feira do Peixe, que é resultado de muito esforço e trabalho".

 

EM DESTAQUE

Erva Mate Verde Real

Empresa familiar, com seu fundador Delfino Shultz, iniciou no ramo de erva mate no ano de 1989

Saiba mais

Restaurante Cantina

O melhor da gastronomia há mais de 20 anos em São Luiz Gonzaga. Sempre procurando aperfeiçoar e inovar o buffet de salgados e doces.

Saiba mais

Candido Godói

Conhecida como a capital mundial dos gêmeos, com mais de 100 pares de gêmeos idênticos em toda a população.

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...