O Rio Grande do Sul é o terceiro maior produtor de leite do Brasil e para tornar a atividade mais lucrativa, aumentar a produção e a qualidade do produto, além da melhorar os índices reprodutivos do rebanho, a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR), através do Programa Avançar RS - Apoio ao Desenvolvimento do Leite e da Pecuária Familiar, com recursos do Fundo Estadual de Apoio aos Pequenos Estabelecimentos Rurais (Feaper), beneficiou jovens rurais de todo o Estado com a viabilização de aquisição de kits de inseminação artificial. Em Cândido Godói, a produção leiteira está no topo de retorno de ICMS agrícola do município e, visando o incentivo à atividade, dois jovens foram contemplados com o kit de inseminação artificial de bovinos de leite, através de projetos do Avançar-Feaper elaborados pela Emater/RS-Ascar.
Os kits foram entregues aos jovens godoienses Joel Ernani Arnhold, no final de novembro, e Tiago Henrique Grams, nesta quarta-feira (06/12). "Além dos benefícios já mencionados, esses materiais possibilitam aos jovens exercer mais uma atividade dentro da propriedade, no contexto da sucessão familiar rural, melhorar o padrão genético do rebanho, bem como oportunizam renda extra através da prestação de serviços para os produtores", destaca o extensionista Elton Luís Naumann, responsável pela elaboração dos projetos de crédito. O Avançar Feaper oferece, nesta linha, 80% de bônus de adimplência, com prazo de até três anos de carência.
No ano de 2023, a Emater/RS-Ascar, em parceria com a Secretaria Municipal da Agricultura, auxiliou na organização de documentos, proporcionou assessoramento técnico e elaborou projetos para que 15 famílias godoienses pudessem acessar recursos do Feaper, estimados em aproximadamente R$ 100 mil, no total.