Notícias

11/12/2023 08:50


Emater/RS-Ascar promove Dia de Campo em São Borja

Durante a tarde da última quarta-feira (06/12), o Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar de São Borja realizou um Dia de Campo. O evento aconteceu na propriedade dos produtores José Joaquim da Silva Gonçalves e Sandra Elise Pires Moraes Gonçalves, na localidade de Samburá, e contou com a participação de 50 pessoas, entre produtores e representantes da Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente, Câmara de vereadores, Sicredi e Barraca Missões.

Segundo o extensionista rural da Emater/RS-Ascar, Odacir Decol, a atividade teve como objetivos trazer aos produtores informações técnicas que auxiliem no planejamento das propriedades e na tomada de decisões. Esses esclarecimentos visam ao aumento da renda e melhoria da qualidade de vida, assim como difundir tecnologias já validadas, a fim de que possam ser replicadas ou adaptadas à realidade de cada propriedade. A ação também teve o intuito de proporcionar aos participantes um momento para integração e troca de experiências.

O evento iniciou com um relato do casal sobre a propriedade e as atividades desenvolvidas nela, como criação de bovinos de corte e de leite, avicultura colonial de postura, tendo duas agroindústrias legalizadas, a Agroindústria Tia Laninha com derivados do leite, e a Agroindústria Tia Laninha, de ovos tipo caipira. Após, Decol tratou sobre a importância da diversificação de atividades na propriedade, proporcionando a geração de renda e possibilitando a permanência da família no meio rural com qualidade de vida.

Na segunda estação, os participantes puderam visitar a unidade demonstrativa de pastagens perenes topicais, composta por 17 espécies, onde Decol apresentou as principais características e aspectos técnicos a serem observados na escolha de cada espécie, no preparo e correção do solo, na implantação e no manejo. Na sequência, o extensionista esclareceu sobre o processo de produção de mudas do capim elefante BRS Kurumi, BRS Capiaçu e de batata-doce. Foram distribuídas mudas de capim elefante e batata-doce aos produtores interessados em implantar nas suas propriedades.

Na quarta estação, o médico veterinário do Departamento de Vigilância e Defesa Sanitária Animal da Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (SEAPI) Rafael Zborowski falou sobre as principais obrigações sanitárias do produtor rural, cuidados com a sanidade do rebanho bovino e ovino, além do controle de zoonoses.

Na quinta estação, o extensionista rural da Emater/RS-Ascar Clovis Roberto Schwengber abordou o uso de equipamentos de proteção individual (EPI), ressaltando a importância da utilização para a redução do risco de intoxicação durante o manuseio ou aplicação de defensivos. Schwengber demonstrou como vestir e retirar o equipamento. Na sequência, foi realizada a entrega para cada participante de EPIs disponibilizados pela empresa Ihara.

Na última estação, a extensionista rural da Emater/RS-Ascar Gisele Dornelles Alves falou sobre a produção de alimentos para subsistência, pontuando a importância da produção na propriedade, buscando a redução de gastos com aquisição e melhoria na qualidade da alimentação. Dessa maneira, proporciona qualidade de vida, saúde e bem-estar à família, além da possibilidade de geração de renda através da comercialização do excedente.

Para finalizar o evento, foi servido um lanche com produtos da agroindústria da família, como queijos, requeijão, doce de leite, ricota e bebida láctea, além de produtos feitos com batata-doce, beterraba, cenoura e espinafre, como pães, pão de queijo e bala de goma.

 

EM DESTAQUE

Borraio Minhas Origens

Museu com peças das mais vairadas, aberto todos os dias. 

Saiba mais

Safira

Porto Lucena

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...