Notícias

08/11/2023 07:14


CineSolar chega a Catuípe com sessões gratuitas de cinema movido a energia solar, pipoca e atrações para toda a família

A experiência do CineSolar, o primeiro cinema itinerante movido a energia solar do Brasil, chega a Catuípe (RS) com atividades culturais gratuitas para a população. Com patrocínio da RGE, uma empresa do Grupo CPFL Energia, e apoio do Instituto CPFL e da Prefeitura Municipal, serão exibidos curtas-metragens e o filme “Sing - Quem Canta Seus Males Espanta”, na terça-feira (14/11), a partir das 19h, na Rua Coberta - Rua Santo Antônio. As sessões contam com distribuição de pipoca e o público pode visitar o furgão, que carrega todo o cinema e se transforma numa estação móvel de ciências, arte, tecnologia, sustentabilidade e cultura de paz.

O CineSolar, que em 2023 completa 10 anos, transforma espaços públicos e abertos em salas de cinema e já realizou cerca de 1870 sessões (com exibição de 180 filmes) e 576 oficinas para 284 mil pessoas de quase 600 cidades, de 23 estados e do Distrito Federal. O projeto já percorreu mais de 250 mil quilômetros pelo país e atua com o objetivo de democratizar o acesso às produções audiovisuais (principalmente as nacionais), promover ações e práticas sustentáveis, a inclusão social e difundir a tecnologia da geração de energia solar.

“Viajando pelo Brasil presenciei o quanto nosso território é diverso e, infelizmente, desigual. Há uma escassez de equipamentos culturais e de acesso às energias renováveis. Por isso, o nosso papel sempre foi de atuar com encantamento e alegria, por meio de ações culturais e ambientais, na sensibilização e conscientização das pessoas, além de aproximá-las das novas tecnologias e das produções cinematográficas nacionais”, diz Cynthia Alario, coordenadora e idealizadora do CineSolar.

O furgão do CineSolar é adaptado com as placas fotovoltaicas no teto e carrega todo o cinema: 120 cadeiras e banquetas, os sistemas de conversão de energia e armazenamento (que garante 20 horas de autonomia e funcionamento), de som e projeção, incluindo a tela. Além de tudo isso, o espaço se transforma em uma estação móvel de ciências, arte, tecnologia, sustentabilidade e cultura de paz.

Com infográficos, iluminação e decoração especial - feita com materiais reciclados e objetos com princípios de magnetismo e eletricidade como laser e bola de plasma -, o veículo é uma atração à parte, que encanta pessoas de todas as idades e mostra, de maneira descontraída e divertida, como a luz do sol se transforma em energia elétrica.

 “As atividades do CineSolar, apoiado por nós através da frente Circuito CPFL, contribuem para que a inclusão, a educação e o entretenimento se tornem valores importantes para um desenvolvimento mais sustentável", observa destaca Daniela Ortolani Pagotto, head do Instituto CPFL.

Nas sessões de cinema e nas oficinas, o CineSolar também colabora na difusão de ações em conjunto com aUnesco Representação Brasil, e cumpre 10 dos 17 ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) propostos pela ONU (Organização das Nações Unidas).

 “Para nós, difundir os ODS é fundamental, tanto para sensibilizar a população, na compreensão de que todos nós fazemos parte deste grande ecossistema vivo do Planeta Terra, e que somos responsáveis pelas mudanças possíveis de serem feitas hoje, quanto para deixarmos esse legado nas cidades, nas comunidades por onde passamos”, destaca Cynthia Alario.

Neste Circuito, a Sétima Produções Culturais foi convidada para selecionar os curtas-metragens infantis e ambientais com a temática “Protagonistas do Amanhã: Moldando o Futuro”. A curadoria é da diretora artística Ana Arruda, que tem se dedicado a projetos que unem cinema, artes, tecnologia e educação, como realidade virtual e laboratórios internacionais de narrativas imersivas. Ela também é idealizadora e diretora do Curta Brasília - Festival Internacional de Curta-metragem.

Ministério da Cultura apresenta a 7ª Edição do CineSolar, que é viabilizada pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio da RGE, empresa do Grupo CPFL Energia, e apoio do Instituto CPFL e da Prefeitura Municipal de Catuípe, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Turismo e Esporte, e é realizada pela Brazucah Produções e Governo Federal.

PROGRAMAÇÃO

Catuípe/RS

Sessões de Cinema

Data: Terça-feira(14/11)

Horários: 19h - Visitação ao furgão do CineSolar (estação móvel de ciências, arte e tecnologia)

                 19h20 - 1ª sessão: curtas-metragens infantis e ambientais

                  20h - 2ª sessão: ‘Sing - Quem Canta Seus Males Espanta’

Entrada: gratuita - não precisa de ingresso

Atração: pipoca

Local: Rua Coberta - Rua Santo Antônio, s/n - Centro - Catuípe/RS

SINOPSES DOS FILMES

1ª sessão

 ‘Valentino’ - Direção: Cassiana Maranha - Paraíba/2014 - Ficção - 4 minutos - Livre

Valentino tem nove anos, quando é apresentado à música por sua amiga da mesma idade, Sofia. Ele se encanta e um novo mundo se abre ao pequeno garoto. Valentino decide ser músico. Só um detalhe: ele possui surdez profunda. Uma história sobre a realização do improvável, a determinação para alcançar um objetivo e o valor do amor. Valentino ouve menos e sente mais.

 ‘Lily’s Hair’ - Direção: Raphael Gustavo da Silva - Goiás - 14min – Ficção/2019 – Livre

Audiodescrição, closed caption, libras

Lily é uma garota negra que não gosta de seus cabelos. Com a ajuda de Caio, seu amigo cadeirante, tenta ter os cabelos do jeito que sempre sonhou.

‘Procura-se’ – Direção: Iberê Carvalho – Brasil, 10min - Ficção

O filme conta a aventura de três crianças que rompem a fronteira social motivadas pelo sentimento sincero por um cachorrinho de estimação. Nossos heróis são: Camile, Didi e Gugu. Camile é uma menina de 10 anos, muito corajosa e rica, que ao perder Bolinha, foge de casa em busca do cãozinho, iniciando uma aventura cheia de descobertas, perigos e novas amizades; Didi tem a mesma idade de Camile, é pobre e vende chicletes para ajudar em casa. Ela descobre que existe uma boa recompensa pela devolução do cachorro que seu pai encontrara e dera de presente para seu irmão Gugu. Ela decide devolver o animal, mas Gugu não aceita a ideia de perder seu novo amigo, agora batizado de Panela.

2ª sessão

 ‘Sing - Quem Canta Seus Males Espanta’ - Direção: Garth Jennings - Livre, 2016 - Animação/Infantil ‧ 1h48m

Um empolgado coala chamado Buster decide criar uma competição de canto para salvar seu teatro da falência. A disputa movimenta o mundo animal e promove a revelação de diversos talentos da cidade, todos de olho nos 15 minutos de fama e US$ 100 mil dólares de prêmio.

ESCOLHA O SEU ROTEIRO NAS MISSÕES
CONFIRA INGRESSOS, ROTEIROS, LIVROS E ARTESANATO MISSIONEIRO
BORRAIO MINHAS ORIGENS EM SÃO MIGUEL DAS MISSÕES
FAZENDA PARAÍSO EM SÃO MIGUEL DAS MISSÕES
CIRCUÍTO MISSÕES JESUÍTICAS GUARANI
ROTEIRO CAMIMHO DAS MISSÕES 4 DIAS
ROTEIRO MISSÕES 8 DIAS 
ROTEIRO CAMINHO DAS MISSÕES 15 DIAS
ROTEIRO CAMINHO DAS MISSÕES 9 DIAS
CASA FLUTUANTE EM PORTO XAVIER

 

EM DESTAQUE

Borraio Minhas Origens

Museu com peças das mais vairadas, aberto todos os dias. 

Saiba mais

Restaurante Cantina

O melhor da gastronomia há mais de 20 anos em São Luiz Gonzaga. Sempre procurando aperfeiçoar e inovar o buffet de salgados e doces.

Saiba mais

Associação dos Municípios das Missões AMM

Têm em comum a história e a disposição de luta pelo crescimento econômico e social da Região Missões.

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...