Notícias

03/11/2023 17:02


CIRCO NA PERIFERIA E CIA BURZUM NO BRIQUE NA PRAÇA

CIRCO NA PERIFERIA E CIA BURZUM NO BRIQUE NA PRAÇA

No domingo, 5, a Praça Ricardo Leônidas Ribas recebe suas atrações e atividades de um novo Brique da Praça preparado pelos expositores com seus diversos produtos, itens para presentes, artesanato e muita diversidade que se completa com o espaço tradicional do “Show das Onze” que vai receber o Circo na Periferia e a Cia Burzum.

A Companhia Circense Burzum com a integração do Projeto Circo na Periferia reunindo estudantes, crianças e adolescentes de Santo Ângelo é um projeto que resulta de uma parceria através da Secretaria de Estado de Cultura do Rio Grande do Sul, sendo que as atividades oferecidas durante o ano em oficinas especiais com monitores reuniu alunos junto aos educandários estaduais Esther Schroeder e Pedro II, além da Secretaria Municipal de Cultura que cedeu espaço especial tendo a arte circense como acesso à cultura para crianças e adolescentes em vulnerabilidade social.

No palco do Brique a Cia Burzum juntamente com Circo na Periferia levará ao público o espetáculo YAKECAN VIVÁ, que também conta a participação de indígenas da Aldeia Guarani os quais fazem parte da peça que poderá ser apreciada no tradicional “Show das Onze”.

A ESTATUETA “BRIQUITO”- UM BREVE HISTÓRICO

Em trabalho de pesquisa junto ao acervo e registros desses 32 anos de existência do Brique, Clara Emília Hochegger, Ex-Secretária e Ex- Coordenadora de Eventos e Divulgação do evento apresenta um breve histórico sobre a estatueta “Briquito” que terá mais agraciados neste mês de aniversário.

Tão logo o evento Brique da Praça fora instalado em nossa Cidade, nos idos de 1991, a sua Direção, através da equipe de implantação, sentiu a necessidade de homenagear pessoas, entidades e instituições que, de alguma forma, contribuíram com a regular manutenção do Evento, em Praça Pública e a maneira encontrada, aqui, foi concretizar o símbolo do Evento, criado pelo jornalista e cartunista santo-angelense Augusto Franke Bier.

Esse acontecimento da criação do “Brique”, em Santo Ângelo, era tido como uma novidade “sui generis”, mas que já era amplamente consolidado na Capital do Estado – com o conhecido “Brique da Redenção”-, baseado nos moldes da Feira de San Telmo, em Buenos Aires/Argentina.

A ideia, imediatamente, fora aceita e o artesão Valdir A. Senger - Banca 171 acabou formatando a primeira versão da estatueta de madeira, hoje, conhecida como “Briquito”, e já no primeiro aniversário do “Brique”, no mês de novembro de 1992, foram escolhidas 11 pessoas e instituições, entre elas, todos os representantes dos Jornais e Rádios locais, incontestes apoiadores, desde a primeira hora da instalação do Brique da Praça.

Este número “11” foi escolhido, aleatoriamente, e, assim, tem permanecido ao longo desses 32 anos de existência do “Brique”. A atividade de premiação com a estatueta “Briquito” foi contínua, tendo sido interrompida, em 2011, quando o “Brique” completara seus 20 anos de criação. Naquela oportunidade, a sua Direção decidira homenagear cerca de 50 pessoas, numa exitosa e inesquecível cerimônia no palco da Praça.

A premiação com a estatueta “Briquito” foi, novamente, suspensa, em março de 2020, em razão da pandemia do Covid Sars/2019. Ao analisarmos a lista dos nossos agraciados nas 29 cerimônias realizadas, constatou-se a existência de 331 homenageados com a referida Estatueta, entre uma centena de expositores associados, 36 empresários, 28 radialistas, 37 jornalistas e repórteres, 5 Prefeitos e 25 Secretários municipais e funcionários municipais, além de Vereadores, 15 músicos, cantores e compositores, entre dezenas de instituições, escolas, centros de tradições gaúchas, universidades, colunistas sociais, fotógrafos, teatreiros, bailarinos, academias de dança e entidades desportivas.

O tradicional “Briquito” recebeu esta denominação pela saudosa artesã Virgínia Fasolo, sócia expositora do Brique que trabalhava a área de couro e pirografia, auxiliado pelo, também, saudoso Antoninho Fasolo.

A próxima cerimônia de entrega da estatueta “Briquito” está programada para ocorrer, às 10 horas do próximo dia 12 de novembro - mês em que o nosso “Brique” completará seus 32 anos de existência – na Praça Ricardo Leônidas Ribas, popular “Praça do Brique”.

EM DESTAQUE

Erva Mate Verde Real

Empresa familiar, com seu fundador Delfino Shultz, iniciou no ramo de erva mate no ano de 1989

Saiba mais

Recantus

A culinária missioneira preparada com todo o carinho.

Saiba mais

Associação dos Municípios das Missões AMM

Têm em comum a história e a disposição de luta pelo crescimento econômico e social da Região Missões.

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...