Notícias

22/01/2020 08:45


Atrativos gaúchos e baianos são principal busca do turista do Sudeste

        Estudo realizado pelo Ministério do Turismo trouxe que Rio Grande do Sul e Bahia são os destinos preferidos dos viajantes.
    Por Victor Maciel
    Os atrativos turísticos dos estados da Bahia e do Rio Grande do Sul foram os mais procurados pelos turistas da região Sudeste para o período do verão. A constatação é de uma pesquisa realizada pelo Ministério do Turismo com agências de viagens do Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais e São Paulo. Tirando o segmento “Sol e Praia” (46,2%), os viajantes da região foram os que mais buscaram o turismo cultural (17,9%). O levantamento trouxe, ainda, que quase metade deles (48,4%) irão viajar em família.
      Além destas informações, o estudo trouxe a perspectiva das empresas da região em relação ao desempenho, faturamento, demanda de serviços e geração de empregos de outubro de 2019 a março de 2020. Para 15,8% delas, a perspectiva é de que o número de empregados aumente. Além disso, 54,2% acreditam que a demanda pelos serviços ofertados cresça no período. Outro dado positivo, é de que 52,2% indicaram um cenário com perspectiva de aumento no faturamento para os próximos meses.
     Para o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, esses dados vêm coroar o ano de 2019, que apresentou vários resultados positivos. “É cada vez mais notória a participação dos turistas da região Sudeste no crescimento do turismo no país e dos empresários que pretendem investir ainda mais neste setor. Isso é um importante impulso para continuarmos trabalhando ainda mais para desenvolver o setor turístico nacional, gerando emprego e renda”, finalizou.
     Quando observamos por estado, os turistas paulistas e mineiros preferiram os destinos baianos. Já os capixabas e os fluminenses pretendem visitar os atrativos gaúchos.
    SONDAGEM EMPRESARIAL – Realizada pelo Ministério do Turismo, o estudo é realizado semestralmente, e pretende avaliar a percepção de desempenho, no cenário atual e futuro, das agências e operadores turísticos, além de identificar o comportamento do consumidor sob a perspectiva dos empresários para os períodos de alta temporada.
     O objetivo da sondagem é auxiliar as empresas da região do setor de agenciamento de viagens a avaliarem nichos de mercados a serem melhor explorados. Com esta sondagem, por exemplo, é possível identificar que os turistas das agências consultadas pela pesquisa não têm certos estados como escolha, para a viagem no período.
Edição: Cecília Melo
Foto: Jefferson Bernardes/MTUR
Fonte: MTur

EM DESTAQUE

Erva Mate Verde Real

Empresa familiar, com seu fundador Delfino Shultz, iniciou no ramo de erva mate no ano de 1989

Saiba mais

Mel Sabor das Missões

Aqui você encontra Mel, Vinagre de Mel, Cerveja de Artesanal de Mel e Hidromel.  

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...