Notícias

30/06/2017 18:10


Palestra Sobre Gestão Ambiental Encerra Mês do Meio Ambiente

Para o doutor em Direito Ambiental, Daniel Martini, Governo Municipal e Ministério Público estão em consonância com as questões ambientais
A programação dedicada ao mês do Meio ambiente encerrou na sexta-feira, 23, com a palestra “Saneamento Básico e Gestão Ambiental Local” proferida por Daniel Martini, promotor de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul, doutor em Direito Ambiental e coordenador do Centro de Apoio Operacional em Defesa do Meio Ambiente do Ministério Público/RS, em evento promovido pelo Governo Municipal, através da Secretaria do Meio Ambiente (SEMMA), Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente e Fundo de Gestão Compartilhada em Saneamento, com o apoio e envolvimento de órgãos públicos do Município e do Estado e instituições de ensino de Santo Ângelo.
O evento realizado no auditório do Centro Municipal de Cultura contou com a presença de autoridades, ambientalistas, representantes dos conselhos municipais, estudantes secundaristas e universitários e a comunidade em geral. Também prestigiaram o encerramento, o superintendente regional da Corsan, João Batista Corin e o gerente da unidade da Corsan local, Araken Maicá. 
Na abertura do evento, a promotora de Justiça da Promotoria Especializada de Santo Ângelo, Paula Mohr afirmou que o Ministério Público, o Município e a sociedade têm muito a ganhar com a condução séria e responsável das questões ambientais, destacando o trabalho da SEMMA e do Governo Municipal na busca por soluções para os problemas relacionados ao meio ambiente. “Felizmente estamos vendo ações ambientais sendo encaminhadas com planejamento e organização, e que em médio e longo prazo trarão resultados práticos à comunidade. E a sociedade está a exigir isso: que as coisas efetivamente funcionem”, disse.
Ao fazer uso da palavra, o secretário do Meio Ambiente Francisco da Silva Medeiros destacou que a sua pasta tem posicionamentos claros frente às demandas ambientais, principalmente as relacionadas ao consumo humano e argumentou que o Governo Municipal vem buscando a implementação de práticas transformadoras e de políticas públicas relacionadas ao tratamento de resíduos e do esgotamento sanitário. Medeiros criticou o “desenvolvimento a qualquer custo”, sem planejamento e com danos ambientais que afetarão as gerações futuras. “Há um preço drástico a ser pago diante da busca desenfreada pelo desenvolvimento”, concluiu.
O palestrante Daniel Martini, na introdução da abordagem à gestão ambiental local e o saneamento básico, destacou que há consonância entre os discursos do Governo Municipal e do Ministério Público (MP) para o avanço das questões ambientais, em todos os eixos que compreendem o saneamento. Martini destacou a vigilância permanente do MP frente às investidas do Congresso Nacional que tenta revisar as leis, extinguir salvaguardas ambientais. Como responsável pelo saneamento básico no Estado, o promotor frisou a importância do Plano construído em Santo Ângelo, somado às ações de ampliação dos serviços disponibilizados pela Corsan. “Graças à ação e acompanhamento do MP local, através da atuação da promotora Paula Mohr virou “case” de referência para condução dos planos municipais que estão sendo acompanhados em todo o Estado”, concluiu.
Ainda no Centro de Cultura, o promotor fez a entrega de dois exemplares da publicação literária “A atuação do Ministério Público Ambiental”, com participação sua, brindando o vice-prefeito Bruno Hesse e a promotora de Justiça Paula Mohr.
COMENDA
Após o evento no Centro Municipal de Cultura, Martini e a promotora de Justiça local, foram recebidos no Centro Administrativo José Alcebíades de Oliveira, pelo vice-prefeito Bruno Hesse, pelo procurador Geral do Município Leandro de Conti, advogada Miriane Willers, o engenheiro ambiental Maurício Setani coordenador de Saneamento e o diretor da SEMMA Antônio Cardoso, para uma visita de cortesia, oportunidade em que o Executivo agraciou o palestrante com uma réplica da Cruz Missioneira, honraria concedida aos visitantes ilustres de Santo Ângelo. 
À tarde, a comitiva esteve em visita ao aterro sanitário de Santo Ângelo e também à Central de Triagem, observando as novas instalações entregues recentemente pelo Governo Municipal à Associação de Reciclagem e Educação Ambiental Ecos do Verde, e enfatizou a importância do trabalho desenvolvido pelos recicladores.

 

EM DESTAQUE

Erva Mate Verde Real

Empresa familiar, com seu fundador Delfino Shultz, iniciou no ramo de erva mate no ano de 1989

Saiba mais

Safira

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...