Notícias

16/09/2016 13:52


Otávio Reichert - INTEGRANDO 17/09/2016

Amigo: No dia 27 de agosto o colega e amigo tenente Luís Rogério Mousquer ultimava os preparativos do jantar festivo no CTG Os legalistas, este beneficente ao Lar Izabel Oliveira Rodrigues. Auxiliado pela esposa e seu vice-presidente, o sargento Apolinário (à direita), durante as atividades sentiu-se mal e, levado ao hospital, um cruel diagnóstico: acidente vascular cerebral no lado esquerdo, mais conhecido por AVC. Medicado, apresentou pequena melhora da isquemia cerebral no dia seguinte, mas logo depois sofreu um segundo AVC, que quase desesperançou a família e seus muitos amigos.
Do comandante ao soldado, da esposa ao primo distante, dos amigos mais próximos aos que apenas o conheciam, formou-se uma corrente de orações e intenções ao companheiro Mousquer.
Pois o infante “Guerra na Selva”, um dos cursos que fez, venceu mais este combate! Disse a ele o Ten Cel Vilardo, doutor Chefe do Posto Médico:
- Tua recuperação surpreendeu a todos, inclusive aos neurologistas, que terão de rasgar alguns livros clínicos, pois com dois AVC em sequência, e mais de semana em estado de coma... 
Reverteu o quadro na véspera do Dia da Pátria, e obteve Alta Hospitalar no dia 10 Set., véspera ao aniversário de seus 51 anos.
Sabe-se que um AVC deixa sequelas por vezes irreversíveis, variáveis de um paciente para outro.
Pois o Mousquer manteve a lucidez e a memória. Com pequenas limitações na fala, tem boa visão, e menos de semana depois, pasmem, já firma o pé para pequenos passos. No almoço festivo dessa quinta-feira, 15, almoçou conosco servindo-se com a mão direita, o lado que sofreu as sequelas, servindo como reforço fisioterápico.
Keno! (Apelido) És um exemplo de superação. Publico estas linhas também para que a comunidade partilhe sua evolução clínica e receba seus agradecimentos pelo apoio recebido. Como o Mousquer nunca ingeriu bebida alcoólica, e agora nem poderia, brindei um trago em dose dupla... Meu Chasque! 

Segredos do churrasco: O churrasco (costelão) é o cardápio destaque às comemorações da Semana Farroupilha. Esta ciência contém manhas e segredos, e mesmo quem entendido nunca sabe tudo. O churrasco pode resultar em sabores diferenciados, variando desde o espeto tradicional às grelhas uruguaias e argentinas, se temperado com sal grosso, sal fino e condimentos, etc.
Carnes: citando a de gado, a procedência influencia o sabor desde a região, a raça do animal e a pastagem. Prefira-se carnes vermelhas, com gordura clara, pois gorduras mais amarelas podem provir de animal mais velho, isto nem sempre verdadeiro, citando o gado oriundo de pastagens de azevém.
Não distingue a maciez da carne pela aparência? Crave um dedo limpo. Nas Missões, se diz por brincadeira, para carnes duras, que foi boi de canga que puxou as pedras jesuíticas.
Partes: quais as peças e cortes preferidos? No RS, por praxe a costela é a peça mais procurada, sendo a costela minga inferior à janela, mais próxima do contrafilé. Quase uma extensão da costela é o vazio, com grande procura por não ter osso e, sendo saborosa, tem preço até superior à costela.
Ainda temos a “ponta de peito” que contém granito, sendo também um bom pedido.
A picanha? É o “filé mignon”, mas como o boi tem apenas duas (uma em cada quarto), geralmente com peso entre 1 e 2 kg cada, seu preço ultrapassa facilmente os R$ 100 em grandes centros. Numa sequência variável, temos a alcatra (maminha), coxão de dentro, tatu (mais seco), etc.
A paleta (quarto dianteiro), é menos propensa ao churrasco por ser mais magra e menos suculenta.
Finalizando este quesito, há quem goste das carnes embaladas a vácuo, porém a carne fresca, não congelada ou maturada, é sempre a mais indicada.
Saber fazer o corte também qualifica o churrasco. As carnes puras, de porções grandes, convém serem cortadas na transversal, ângulo de 90° da fibra da carne. (Fim da parte I)

Palestras: Realizadas por este poeta na Semana Farroupilha, iniciando na véspera:
6 Set: na APAE Santo Ângelo;
14 Set (2X): município de Dr. Mauricio Cardoso;
15 Set: no GDF Os Farroupilhas;
16 Set: no Piquete do 1º B Com.
À tarde: CTG Passo do Ijuí, na vizinha Entre-Ijuís.
Parabéns às entidades e educandários pela abnegação cultural.

Humor: O pai: - Filho, um passarinho contou que você está usando drogas...
E o filho: - Usando drogas deve estar o senhor, pra ficar falando com passarinho.

Charada: Com botas, bombacha e pala para o frio não se repuxa. Gaúcho não usa cuecas. Se tu sabes, desembucha?!
Resposta em 24 Set., ou no livro “Decifra-me!” Nas bancas!
Otávio Reichert - INTEGRANDO 10/09/2016  
Otávio Reichert - INTEGRANDO 02/09/2016     
Otávio Reichert - INTEGRANDO 26/08/2016  
Otávio Reichert - INTEGRANDO 20/08/2016    
Otávio Reichert - INTEGRANDO 13/08/2016 
Otávio Reichert - INTEGRANDO 06/08/2016 
Otávio Reichert - INTEGRANDO 30/07/2016
Otávio Reichert - INTEGRANDO 23/07/2016 
Otávio Reichert - INTEGRANDO 16/07/2016     
Otávio Reichert - INTEGRANDO 09/07/2016    
Otávio Reichert - INTEGRANDO 02/07/2016  

EM DESTAQUE

Vinícola Fin

É uma empresa familiar com produção própria de uvas e vinhos.

Saiba mais

Safira

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...