Notícias

27/01/2019 15:44


Calor no Rio Grande do Sul pode chegar a 45 graus

Temperaturas mais extremas serão registradas neste verão, em Porto Alegre o sensação de calor será ainda maior.
“Acredite. Tá ruim, vai ficar pior.” É com esse aviso preocupante que o meteorologista Luiz Fernando Nachtigall abre um post do blog da MetSul Meteorologia (www.metsul.com), no qual alerta sobre uma elevação ainda maior das temperaturas no Rio Grande do Sul. Quem pensava que a insuportável onda de calor já estava perto do fim, pode esperar máximas de até 45 graus nos próximos dias. 
Segundo Nachtigall, a temperatura subirá ainda mais, especialmente no Centro e no Norte do Estado, onde atua o ar mais quente. “Prepare-se para alguns dos dias mais quentes que você já experimentou no seu tempo de vida nesta segunda metade da semana. O calor extremo, que ninguém aguenta mais, vai piorar, e com marcas incomuns e muito raras na climatologia do Estado. 
Esse verão será um verdadeiro mormaço.
Fonte Jornal do Comércio. O verão começa oficialmente no dia 21 de dezembro, às 20h23,  no horário brasileiro de verão, e se prolonga até às 18h58 do dia 20 de março, pelo horário de Brasília.
Os meses de verão são os mais chuvosos do ano na maioria das áreas do país. Mas a Região Sul não obedece esta regra. No Sul do Brasil, o verão é marcadamente a estação mais chuvosa do ano no norte do Paraná. Nas demais áreas da Região Sul, o volume médio mensal de precipitação não tem grande diferença entre o verão e o inverno.
Tendência para o Verão 2019
Um dos efeitos clássicos do El Niño sobre o Brasil é o aumento da frequência e do volume de chuva sobre o Sul do Brasil. 
O verão na Região Sul deve começar sem as características típicas do El Niño. Isso quer dizer que as chuvas não serão tão volumosas e constantes, como acontece em anos de El Niño. Com isso, a chuva de janeiro de 2019 tende a ficar dentro da média para o mês na maioria das regiões dos três estados. Apenas o extremo norte e leste do PR e o leste de SC devem ter chuva um pouco acima da média. Já no sul do RS, a chuva de janeiro deve ficar abaixo da média climatológica.
Em fevereiro e em março de 2019, a chuva tende a ser mais frequente e os dois meses devem terminar com chuva acima da média na maioria das áreas da Região Sul.  
De uma forma geral as temperaturas serão elevadas durante todo o verão

 

EM DESTAQUE

Vinícola Fin

É uma empresa familiar com produção própria de uvas e vinhos.

Saiba mais

Recantus

A culinária missioneira preparada com todo o carinho.

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...