15/06/2022 10:10
OPERAÇÃO MICÉLIO - Receita Federal investiga esquema de extração e comercialização irregular de madeira
A Receita Federal (RFB), a Polícia Federal, o Ministério Público Federal e o IBAMA deflagraram hoje (15) a Operação Micélio com o objetivo de combater organização criminosa suspeita de praticar crimes de extração e venda ilegal de madeira, uso de documento falso e lavagem de dinheiro.
Durante a investigação, os órgãos participantes apuraram indícios de que a organização criminosa extrai ilegalmente madeira da região amazônica e para comercializar esse produto utiliza guias florestais falsas ou vencidas, além de notas fiscais com descrição de espécies vegetais diferentes dos documentos de controle ambiental.
Ocorre ainda crime contra a ordem tributária, pois a madeira vendida é entregue em empresa diversa da declarada nos documentos fiscais, dificultando o controle de estoque e de revenda das mercadorias.
São cumpridos 10 (dez) mandados de busca e apreensão nas residências de investigados e nas empresas supostamente ligadas à organização criminosa. As ações ocorrem simultaneamente nos estados do RIO GRANDE DO NORTE, PARAÍBA e PARÁ.
Participam da operação 12 (doze) auditores-fiscais e analistas da Receita Federal do Brasil e 70 (setenta) policiais federais e 5 (cinco) servidores do IBAMA.
O nome da operação, MICÉLIO, refere-se à parte vegetativa de um fungo que cresce entre as raízes das árvores e ramifica por toda a floresta.
INFOGRÁFICO
EM DESTAQUE
Vinícola Fin
É uma empresa familiar com produção própria de uvas e vinhos.
Saiba mais
Recantus
A culinária missioneira preparada com todo o carinho.
Saiba mais