Notícias

09/11/2015 18:26


Iniciativa Privada Investe em Turismo

Em resposta à ineficiência do estado, grandes grifes e joalherias investem na recuperação de marcos históricos da Itália, como a Fontana Di Trevi, Coliseu e Espanha e vários países da Europa.
Durante um ano e meio, os moradores de Roma e os milhares de turistas que visitam a cidade anualmente não puderam admirar todo o esplendor de um dos monumentos mais emblemáticos da capital italiana: a Fontana di Trevi. Cenário de uma das sequências mais famosas da história do cinema, o banho da atriz sueca Anita Ekberg (1931-2015) em “La Dolce Vita” (1960), de Federico Fellini (1920-1993), a fonte, datada do século XVIII, passou dezessete meses sem água durante um longo processo de restauração concluído na terça-feira 3. A obra, que incluiu a limpeza das esculturas de mármore, a reforma dos canos e uma nova iluminação com mais de cem lâmpadas de LED, teve o custo total de 2,1 milhões de euros (R$ 8,64 milhões), financiados pela casa de alta costura italiana Fendi. Com a recessão econômica que atinge a Itália há três anos, grandes grifes e joalherias, como Fendi, Diesel e Bulgari, estão assumindo o papel do estado e investindo milhões de euros na recuperação de marcos históricos do país.
O patrocínio privado de obras de restauro em monumentos italianos se tornou possível a partir de uma lei de 2004, que deu às marcas liberdade para gerir todo o processo. As grandes marcas, profissionais liberais e investidores  só se interessaram por esse modelo de investimento no final dos anos 2000, quando a crise econômica abalou a Europa. Em 2008, a joalheria Bulgari anunciou que financiaria parte da restauração da Ponte dos Suspiros, em Veneza, cujo custo total batia na casa dos 2,8 milhões de euros (R$ 11,5 milhões). Em contrapartida, durante a obra a ponte foi coberta por anúncios gigantescos da empresa, o que gerou a revolta dos moradores da cidade. 
As obras e os feitos refletem na sociedade como um todo. 

 

EM DESTAQUE

Erva Mate Verde Real

Empresa familiar, com seu fundador Delfino Shultz, iniciou no ramo de erva mate no ano de 1989

Saiba mais

Pão Fermentado

Pães artesanais e produzidos com fermentação natural. Alta hidratação, sem conservantes e aditivos.

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...