Nada melhor que viajar para recarregar as energias e abrir novos horizontes. Admirar o passado, imaginando-se convivendo com a beleza de outras épocas; sentir o presente, registrando imagens, aromas inusitados, degustando novos sabores; e sonhar com o futuro, com as coisas que você pode por em sua bagagem (de conhecimento) e incorporar no seu dia-a-dia. Mesmo em férias, o empreendedor não deixa de analisar como as pessoas se relacionam com os clientes, as gestões, estruturas, processos, tecnologias... ideias novas (e boas) para seu negócio.
Algumas ideias são complexas e precisam muito esforço para adaptá-las a nossa cultura. Outras são simples, mas não menos geniais. E quando se fala em tecnologia a coisa fica mais complicada, pois ao mesmo tempo em que ela vem facilitar a gestão e os processos, quando ela não funciona... causa muita dor de cabeça! E cada técnico tem uma opinião diferente!
Quando decidimos informatizar nosso restaurante, incluindo cartões de código de barras para substituir as comandas de papel, a internet ficou sobrecarregada. Entre muitas opiniões, alguns diziam que o sistema era “pesado”, a rede da região era ruim, os “vizinhos” continuavam navegando mesmo quando já não estavam mais no restaurante, mudar a senha significava reconfigurar o sistema... Resultado: suspendemos o Wi-Fi com senha também para clientes.
Em minha última viagem percebi que nos grandes hotéis e restaurantes não precisávamos mais de senha para nos conectar a internet. Tudo era simples: ao entrar em hotéis, restaurantes, shoppings a conexão estava disponível, bastando fazer check-in digital. Assim que retornei descobri que já existem equipamentos nacionais que, em parceria com o Facebook, desenvolveram esta tecnologia eliminando o incomodo do cliente ter que pedir a senha atualizada, nem precisar fazer cadastro. Também permite a criação de duas redes, uma exclusiva para os clientes e outra para os colaboradores exercerem suas tarefas, sem necessidade de outro ponto de internet, garantindo economia na instalação. Organiza informações de dados e perfil dos clientes, períodos de maior visitação e número de acessos na rede, garantindo ao empreendedor o monitoramento preciso de sua fanpage na rede social. Imediatamente implantei na empresa.
A Churrascaria do Chico foi o primeiro restaurante da região a oferecer Wi-Fi grátis, estável e de qualidade a seus clientes, com login através do Facebook. O acesso ao sinal é liberado assim que o dispositivo do cliente fizer check-in no local a partir do Facebook.
Lembre-se: o importante é estar sempre aberto para novos conhecimentos... e sentir paixão em tudo que Você faz! Sucesso!
Cleunice Kittler de Mello: Diretora da Churrascaria do Chico
Mello & Bonini Serviços Alimentícios Ltda. - Santo Ângelo - RS