Espetáculo acontece no dia 19 de agosto no Teatro Municipal Rosalina Pandolfo Lisboa
Um dos espetáculos de maior sucesso dos palcos gaúchos, Adolescer estará em cartaz pela primeira vez em Uruguaiana no dia 19 de agosto, sexta-feira, no Teatro Municipal Rosalina Pandolfo Lisboa. Os ingressos antecipados promocionais já estão a venda no Colégio Marista Sant’Ana.
Com 14 anos de história, Adolescer se destaca por ser o único no país que muda constantemente seu texto, se adaptando conforme as novidades que surgem a todo momento. Seu texto já foi modificado mais de 40 vezes ao longo dos anos e já foi visto por mais de 2 milhões de espectadores. A cada temporada há novas cenas, novas coreografias, mudanças no elenco, na proposta musical e na linguagem. O resultado é que o público sempre assistirá a um espetáculo diferente, mesmo que ele já tenha visto em outras edições.
Outro fator para tamanho sucesso nos palcos gaúchos é o uso da tecnologia e interatividade, usadas em cena pelos atores, que ficam com seus celulares e câmeras GoPro conectados na web. Ao fim de cada sessão, o público pode conferir as imagens nas redes sociais.
Em 2016 Adolescer apresenta ao público uma nova temporada que traz entre os destaques os sonhos dos jovens. Questões como descobrir sua verdadeira vocação, compreender o que realmente se gosta e a importância de se perseguir seus sonhos, ganharão evidência na temática da peça neste ano. A pedido de diversos jovens, outro tema atual e bastante perigoso entre os adolescente também será posto em questão: o nude. Envios de “nude selfie” se tornaram recorrentes entre a gurizada, e o risco da brincadeira virar um pesadelo é alertado em uma das novas cenas de Adolescer.
Nesta ano a temporada também faz um alerta aos pais, especialmente em relação a importância da figura paterna. A ausência de um pai não pode ser substituída ou compensada pela mãe. Também de acordo com Augusto Cury, esta nova geração está sentindo muito a ausência dos pais, que tentam compensar e completar o vazio com novas tecnologias, como computadores, smartphones e tablets. Segundo Cury, o excesso desses estímulos faz com que os jovens percam as habilidades sócio emocionais mais importantes, como de se colocar no lugar do outro, pensar antes de agir, expor e não impor suas ideias e aprender a agradecer. Para a diretora Vanja Ca Michel, a tecnologia faz parte da evolução, mas é preciso que haja um equilíbrio e que os pais estejam presentes em todo o convívio e novas descobertas de seus filhos.
Vanja Ca Michel é quem assina o roteiro, a produção e a direção do espetáculo que faz uma reflexão sobre o comportamento e as situações típicas da adolescência. O texto reúne alguns fragmentos de Moacyr Scliar, do psiquiatra José Outeiral e dos psicanalistas Rubem Alves e Cybelle Weinberg.
Vale salientar que Adolescer é indicado não somente para o público adolescente, mas também para todos os pais que buscam uma harmonia no relacionamento com seus filhos.
Novas imagens de 2016 do espetáculo Adolescer.
Adolescer em cartaz no Teatro da Amrigs
19 de agosto (sexta-feira)
Teatro Municipal Rosalina Pandolfo Lisboa – Rua XV de Novembro, 1844
Horário: 20h
Duração: 90 min