Ser Missioneiro é uma Missão. Impressionante e maravilhoso, várias forças e se mobilizam para restaurar os danos causados pelo tornado em São Miguel das Missões na semana que antecedia as festividades dos 50 anos de aniversário com o destelhamento de casas e queda de árvores. O Hospital de Caridade, o Museu Sítio Arqueológico e a sede do CTN Sinos de São Miguel foram seriamente atingidos, mas com a mobilização de empresários, entidades como Prefeitura de São Miguel das Missões e AMM e missioneiros dos mais diversos segmentos que somados conseguem minimizar os danos e providenciar para que não aconteça mais a fragilidade das estruturas expostas ao tempo.
O Vereador José Roberto este diz depois em Brasília pressionando e protocolando documentos pedindo auxilio para a comunidade de São Miguel e os danos ao patrimônio histórico junto a UNESCO, Agência Brasileira de Cooperação (ABC), vinculada ao Ministério das Relações Exteriores (MRE) e embaixadas que estiveram com seus representantes e presenciaram os danos do tornado e o valor das ruínas de São Miguel para a história do estado.
Em visita à Fundação Iberê Camargo, ministro Marcelo anunciou a liberação de R$ 1,5 milhão para a recuperação do Museu das Missões.
Museu das Missões será recuperado, anuncia Calero Ministro da Cultura.
O ministro da Cultura, Marcelo Calero, anunciou a liberação de R$ 1,5 milhão para a recuperação do Museu das Missões, em São Miguel das Missões (RS). O anúncio foi feito durante visita à Fundação Iberê Camargo, dia 25/06/2016, em Porto Alegre. Recentemente, o museu foi atingido por um forte tornado, danificando sua estrutura e acervo. Com o recurso, dá-se início ao trabalho de recuperação deste importante espaço de cultura, localizado no Rio Grande do Sul.