Abertura oficial teve grande prestígio de autoridades
Antecedida pelo lançamento do CD/DVD do 2º Canto de Amor a Giruá, quando exemplares foram distribuídos aos presentes e Ademar Pereira e o Grupo Cosa Buena mostraram duas músicas que estão no material, foi realizada a abertura oficial da 13ª ExpoGiruá, no início da noite da quarta-feira, dia 25, no palco do Espaço Circulando Cultura.
Este momento clássico do evento gerou emoção nos presentes, após a fala do Prefeito e coordenador-geral, Fabiam Thomas. O prefeito falou das potencialidades de Giruá, em todos os setores, as obras, investimentos que vêm sendo feitos e reconhecidos pela população local e regional, mas terminou fazendo forte cobrança de uma maior atenção por parte dos governos, aos municípios, principalmente em relação a conclusão do asfalto ligando a cidade com Senador Salgado Filho.
Com bom público e um grande número de autoridades locais, regionais e estaduais presentes, coube ao vice-presidente do BRDE, Odacir Klein, abrir as manifestações. Ele disse que estava honrado por estar em Giruá e que a Feira é um evento de superação, de vencer obstáculos. Em nome do governador Sartori, o ex-ministro da Agricultura destacou e cumprimentos aqueles que ousam, como ao realizar uma grande Feira, a ExpoGiruá.
Pela Câmara Municipal, também realizadora da ExpoGiruá, a presidente Marelise Weschenfelder fez uma retrospectiva de feiras realizada em Giruá, citando a 1ª Feira da Habilidade, no Clube Aliança, em 1992, até a atual, elogiando o trabalho de todos voluntários que por elas passaram, chegando a atual ExpoGiruá. “Todos diziam que as feiras teriam que continuar e hoje aquilo se comprovou, com essa maior edição, superando expectativas”.
A presidente da 13ª edição e também Secretária de Educação e Cultura Fátima Ehlert, disse ter ficado muito honrada com o convite do prefeito Fabiam Thomas, para presidir a Feira deste ano e que fazer esse trabalho é um ato de coragem. Ela enfatizou a diversidade da ExpoGiruá, avanços como a gratuidade no acesso ao parque, novo pavilhão, mesmos preços dos estandes, os shows, aumento de expositores, a melhora na infraestrutura do Parque, entre outras coisas.
Fátima disse que levará essa experiência para a vida toda, agradeceu a todos que se envolveram na organização da Feira, à sua família, e por fim pediu que as pessoas vejam mais aquilo que “temos em Giruá, já que muitas vezes as pessoas ficam olhando, falando, em demasia para o que nos falta”, numa alusão a uma maior valorização do que existe no município.
Falaram ainda os deputados estaduais Eduardo Loureiro, Edson Brum e Zilá Breitenbach, o presidente da AMGSR e refeito de Senador Salgado Filho, Norton Matter, e a representante do Governo do Estado e presidente da Fundação Estadual de Produção e Pesquisa em Saúde, Neusa Kempfer, antes do coordenador-geral e prefeito de Giruá, Fabiam Thomas.
Novo pavilhão inaugurado
Precedendo a abertura da 13ª ExpoGiruá, o Prefeito Municipal Fabiam Thomas, acompanhado pela Presidente da 13ª ExpoGiruá Fátima Ehlert, pela Presidente da Câmara de Vereadores Marelise Weschenfelder e pela Presidente da ACIGI – Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e de Serviços Estela Maris Giovelli, descerrou a placa do novo pavilhão. O novo espaço foi muito louvado e comemorado pela equipe do Governo Municipal e por todos os presentes.
Participando do ato, estiveram também a primeira-dama e Secretária de Promoção Humana Carolina de Oliveira Konzen Thomas, o Proprietário da Maccel Construções responsável pela obra e também ex-prefeito Humberto Vionei Weschenfelder, os deputados estaduais Eduardo Loureiro, Edson Brum e Zilá Brietenbach, ex-prefeitos de Giruá Darci Uhry, Flávio Weschenfelder e Luiz Antônio Giovelli, e demais secretários municipais.
O investimento de R$ 469.654,89 realizado pelo Governo Municipal na construção deste pavilhão, com mais de mil metros quadrados, visa evidenciar a contribuição que o comércio local desempenha no processo de desenvolvimento do nosso município, bem como oportunizar aos expositores uma verdadeira vitrine para os seus produtos, incentivando a comercialização e o aquecimento da economia.
A ExpoGiruá 2016, iniciou com mais esse espaço disponível, potencializando a promoção às atividades econômicas ligadas a agricultura, a indústria, ao comércio, ao turismo, a cultura, a saúde, a educação e a prestação de serviços.
Intensas atividades da 13ª ExpoGiruá no feriado nacional
Iniciando a programação da tarde de quinta-feira (26), feriado nacional, o Palco Circulando da 13ªExpoGiruá recebeu apresentações belíssimas. Os visitantes da feira estiveram desde cedo prestigiando o ambiente do parque e os espaços de exposição do comércio, para então, à tarde, aproveitar a programação cultural. Em todas as apresentações a Presidente da feira e também Secretária de Educação e Cultura Fátima Ehlert, juntamente com as soberanas, esteve presente.
Abrindo as apresentações, o grupo de teatro da Rede JUMP da Igreja Batista Nacional de Giruá apresentou a peça “Vazio do Coração”, com objetivo de retratar as experiências que os jovens vivenciam ao estudar a Bíblia e conhecer Jesus. Os membros da igreja também estiveram presentes para prestigiar e apoiar o grupo de jovens.
Em continuidade às apresentações, o grupo “O Som do Coração” da Escola Estadual de Educação Básica Leopoldo Ost, de Santo Cristo, encantou a 13ª ExpoGiruá com um coral composto por alunos de todas as faixas escolares. “O som do coração” se apresenta para a comunidade escolar, em momentos comemorativos e vem fazendo shows em várias cidades.
Mais tarde, o recital poético “Retrato de Mulher”, através das declamações e do canto, resgatou a origem das musas da arte. Cecília Maicá, Nairana Melo, Rúbia Pereira e Enajara Zwick retrataram a mulher nas suas variadas facetas. “Esse momento possibilita a troca de cultura com o povo. Poesia é arte, em que o discurso das palavras é ilustrado pela linguagem do corpo na interpretação”, diz Nairana Melo, compositora há 6 anos.
Enquanto isso, na Sala de Eventos Vale dos Butiazais, adultos e crianças participaram da Oficina de Música com Rogério Magrão e Banda. O evento foi possível através do Ministério da Cultura do Governo Federal e o patrocínio das Lojas Becker, que tem como objetivo proteger e conservar o patrimônio histórico e artístico promovendo a difusão da cultura brasileira e a diversidade regional. Todos os integrantes da banda se fizeram presentes, contando sobre suas vivências e como foram incentivados em direção à música
À noite, o destaque foram os shows de Laura Schadeck e Rogério Magrão e Banda. Mais de 2 mil pessoas circularam entre os shows, que iniciaram às 18h com Laura, continuaram com João Paulo e Jardel, para então lotar a Arena de Eventos no aguardado show de Rogério Magrão.
Presentes para os shows estiveram o Prefeito Fabiam Thomas, juntamente com a primeira-dama e Secretária de Promoção Humana Carolina Konzen Thomas. Fabiam afirma estar satisfeito com o andamento da feira, com toda a estrutura montada e com o público giruaense significativo circulando na ExpoGiruá.
Conteúdo cultural marca o quarto dia da 13ª ExpoGiruá
O dia 28, sábado, iniciou com os exames de admissão NCCCG, no Pavilhão do Cavalo Crioulo na 13ª ExpoGiruá. Enquanto isso, já começava mais uma oficina de “Escovação e Higiene Bucal”, desenvolvida pelas odontólogas Eledana Bernardi e Gabriele Kahl. A oficina teve por objetivo enfatizar a importância da escovação e a maneira correta de realizá-la, entre outros cuidados que devemos ter para promover a saúde da nossa boca. Entre estes, uma alimentação composta de alimentos como frutas, verduras e alimentos ricos em proteínas, vitaminas e sais minerais, salientando que o consumo excessivo de açúcar, sal de alimentos ricos em gordura prejudicam a saúde bucal da população.
Ainda durante a manhã, a Extensionista de Bem Estar Social Emater/Giruá Helena Sandri Zaltron e o Engenheiro Agrônomo João Becker, realizaram a Oficina de Confecção de ‘pufes’ a partir de pneus, no Piquete Nativista de Giruá. A oficina foi realizada novamente a tarde para aqueles que não se fizeram presentes pela manhã. A iniciativa teve como objetivo de expor aos giruaenses uma opção alternativa de renda.
No meio da tarde, foi realizada a Atividade Demonstrativa de Prevenção à Hipertensão Arterial e Diabetes, na Sala de Eventos Vale dos Butiazais, relacionada à alimentação. Foi desenvolvida pelo profissional Enfermeiro Caio Rodrigues e a Nutricionista Débora Hamerski da Secretaria de Saúde, e pela Educadora Física Tatiane Renz da Secretaria de Educação e Cultura, que apresentaram alimentos presentes em nosso dia a dia, e suas respectivas porções de sal ou açúcar, os impactos que uma alimentação rica em sal e açúcar pode causar para a nossa saúde. Além da alimentação, também foi salientado outros fatores para a causa de hipertensão e diabetes, como a ausência de exercícios físicos na rotina diária do indivíduo.
Durante a tarde e início da noite, o movimento no Palco Circulando Cultura também foi grande. Às 15h, o grupo de danças da Invernada Adulta do Piquete Nativista de Giruá esteve se apresentando, encantando o público presente com o tradicionalismo e valorização da cultura rio grandense.
Logo após o Ballet CERB – Baby Class e Ballet 1, continuou as apresentações de dança. A escola iniciou o trabalho com ballet em 2016, e hoje conta com um grupo de 27 alunas no baby class e 18 alunas no ballet 1.
A música ao final da tarde foi conduzida pelo Coral Unijuí/Musica Popular, seguido do cantor sertanejo universitário Robson Flores. Fundado em 1992, o Coral UNIJUÍ objetiva promover a cultura, em especial, a música, divulgando a Universidade em Ijuí e região. Devido às diferentes demandas atendidas pelo grupo, o repertório do Coral Unijuí é eclético contemplando música sacra e secular, nacional e em língua estrangeira de vários períodos da história da música, incluindo canto a cappella e com acompanhamento instrumental.
À noite, o tão esperado show de Nenhum de Nós. Abrindo para a banda, Presence -Led Zeppelin Cover se apresentou. O público ultrapassou as mil pessoas, lotando a Arena de Shows. Foi momento de relembrar a músicas que fizeram muito sucesso e marcaram muitas juventudes.
Dança, música e tradicionalismo no último dia da 13ª ExpoGiruá
A manhã do último dia da 13ª ExpoGiruá iniciou com muito tradicionalismo. Às 9h, iniciou-se a Mateada Cultural no Espaço Circulando Cultura, contando com Apresentações Artísticas do CTG Querência Crioula. Participando do momento, estiveram o Prefeito e Coordenador Geral da feira Fabiam Thomas, juntamente com a Presidente da Expo e Secretária de Educação e Cultura Fátima Ehlert, e os patrões Auri Corso e Claudete Sulliman.
Na oportunidade, foi muito saudado o resultado da 46ª Ciranda Cultural de Prendas, realizada em Passo Fundo. As Prendas Carolina Amaral Ehlert e Luana Raquel Wojciechowski trouxeram os títulos de 3ª Prenda Adulta e 3ª Prenda Juvenil do Rio Grande do Sul, representando respectivamente os CTG Querência Crioula e o CTG Os Legalistas de Santo Ângelo.
Logo após, o CTG Corredor Missioneiro, através do Grupo Xirú (Porto Xavier), também encantou os presentes com demonstração de amor pela tradição do Rio Grande. O grupo foi fundado em 2012, e conta atualmente com 14 casais. A Invernada tem como nome "O Grito do Sapucay", e interpretaram como tema de entrada a música Destino Navegante, seguindo de mais 2 danças tradicionais.
Encontro Regional da Terceira Idade
No início da tarde, aconteceu importante Encontro Regional dos Grupos da Terceira Idade, coordenado pela Secretaria Municipal de Promoção Humana. A iniciativa visou valorizar os idosos, promovendo o resgate da felicidade, do entusiasmo e do gosto pela vida. Recepcionados e conduzidos pela Banda Municipal de Salvador das Missões, os grupos de terceira idade passearam pelo parque e pelos pavilhões antes de iniciar o baile no Espaço Circulando Cultura. Foram muito aplaudidos pelos visitantes da feira e se divertiram com a atenção especial.
A Banda Municipal de Salvador das Missões está há quase 23 anos marcando presença em eventos do seu município e região, recepcionando públicos, executando hinos e animando eventos. Lançou seu 1º CD em 2010 e o 2º em 2012, fazendo sucesso na região.
Presentes no evento, estiveram o Prefeito Fabiam Thomas, a Primeira- Dama e Secretária de Promoção Humana Carolina Thomas, a Secretária de Educação e Cultura e Presidente da feira Fátima Ehlert e as soberanas da 13ª ExpoGiruá. Os quase duzentos presentes puderam dançar e comemorar ‘a melhor idade’, como a Secretária Carolina afirmou.
Luiz Carlos Borges
Também durante a tarde, aconteceu importante oficina de música com o cantor missioneiro Luiz Carlos Borges, que veio comemorar 50 anos de carreira na 13ª ExpoGiruá. Durante todo o dia uma exposição sobre sua carreira esteve disponível aos visitantes no Espaço Circulando Cutura.
Na oficina, Luiz compartilhou sua história e suas experiências com a música tradicionalista. Explicou como sua vida esteve desde cedo ligada com a música, que mais tarde se tornou seu trabalho. Deixou seu incentivo para quem gosta e sonha em trabalhar com a música tradicionalista e deixou seu convite para o show gratuito de encerramento da feira, que inicia às 20h na Arena de Shows.