O gaúcho já nasce um privilegiado, mais quando a coisa é da natureza, da verdadeira semente, mais gaúcha impossível. O Butiá tem sua comemoração em Giruá, e o nome não precisa dizer mais nada. Giruá em Guaraní quer dizer, palmeira que dá Butiá.
Para nós que visitamos essa cidade missioneira enraizada na índole gaúcha nos deparamos com uma fácil constatação. Que pode ser dividida em fatos que caracterizam esta cidade.
A - Modernidade e Produção
B - Costumes e valor a família.
C - Origem e Projeção.
Giruá "Capital da Produtividade" em sua entrada passamos por dentro de duas grandes engrenagens Pórtico de Giruá, que representam nitidamente o perfil desta sociedade missioneira.
Características fáceis de serem reconhecidos o clima confortável de nos sentirmos em casa, sermos bem vindos, onde somos exploradores e visitantes, mas com esse desejo de conhecer mais do que se passa, se produz nesta comunidade aguça os sentidos de todos que aqui chegam ou visitam.
A impressionante com que esta sociedade se dedicou a extrair do butiá tudo o que pode dar é demostrado na feira.
O Portal das Missões entrevistando um de seus historadores e colaborador, conversando pelo patrimõnio que é a fruta Butiá 0 assunto levou a cidade de Giruá e falou uma frase interessantissima sobre esta comunidade e a cultura desta fruta. "O pessoal de Giruá aproveita do Butiá até o berro"!
Todos que moram em Giruá tem e você deve conhecer e bater uma foto visitando Giruá.
Altar da Pátria - Cerimonial Cívico,
Área Verde Elso Pilau,
Capela de São Luiz,
Carmelo de Giruá Sagrado Coração de Maria,
Casa do Artesão Giruá,
Estrada do Passo,
Cascata do Passo da Pedra,
Comunidade Quilombola Correa,
Gruta de Lurdes no Hospital São José,
Gruta da Senhora das Graças,
Igreja Batista de Giruá,
Igreja Matriz de Giruá,
Pesque Pague Havaí,
Praça Central A. Ferreira,
Praça do Miguelão ou de Todos,
Santuário Padre Dionísio,
Vale dos Butiazais,
Parque de Exposição de Giruá.