A Região das Missões tem se preocupado em mais investir no seu maior patrimônio, os valores que permeiam e germinam em sua terra vermelha, sua história rica que cruza os tempos, cheias de fatos, contos e sucessos. Que vão do tempos dos indígenas, passam por Jesuítas, fontes de agua e recursos naturais, colonização, empresários e heróis que fizeram o lastro do que hoje chamamos Rio Grande.
Em nossa Nação Missioneira o padroeiro dos gaúchos, São Pedro buscou morada, em sua homenagem se fez um monumento que está localizado em São Pedro do Butiá no Centro Germânico Missioneiro, a sua base é um grande mapa do Rio Grande do Sul, com cachoeiras(*) , ruinas(*), monumento aos Santos Mártires(*) e por seu interior se consegue ver subir circundando uma grande Cruz de Caravaca até o interior da cabeça onde através de um mirante se tem uma visão do horizonte missioneiro, da ilha de São Expedito, da grande e linda Igreja de São Pedro Apóstolo(*) e de toda a cidade de São Pedro do Butiá. Acompanhado de atrações os visitantes precisam de mais de um dia para conhecer tudo e passear pelos locais, atrativos e cultura.
Agora ao lado da estátua de São Pedro foi construída uma replica das ruinas, um dos símbolos dessa Região Missioneira, perfeita nos detalhes copiando quase que a energia a história das Ruinas de São Miguel(*), obra de Geraldo Spies - Cabana do Geraldo(*).