Termas sulinas – Turismo e lazer – Algumas com 50 anos (Piratuba-SC e Marcelino Ramos-RS), outras foram perfuradas na década de 90 ou logo após o ano 2000, citando a Terma de Machadinho-RS e Itá-SC. Todas estão situadas no aquífero Guarani, com balneários apresentando águas terapêuticas e temperaturas acima de 30°C, com lençóis entre os 500 e 700 metros de profundidade.
Como descobriram estas águas termais? A Petrobrás e outras empresas, acreditando em potencial para produção de petróleo, mas em vez disso encontraram as termas, que foram então exploradas para fins turísticos. Diga-se que atualmente várias cidades daquela região estão viabilizando termas turísticas.
Dentre as virtudes das águas termais destacam-se o controle da pressão arterial e o rejuvenescimento da pele, sem contar com a ação anti-inflamatória e cicatrizante. O grande Leonardo da Vinci aliviava seu problema de gota nas fontes termais italianas, pois amenizam as dores reumáticas. Já o vapor das águas termais age como um grande filtro para o sistema respiratório, principalmente no caso das crianças que sofrem com asma, resfriados, laringites, gripes e pneumonias. Também diminui a rinite alérgica, agindo naturalmente no controle da umidade das vias nasais.
O pH alcalino e o silício restauram as camadas mais profundas da pele, retardando o aparecimento de rugas e marcas de expressão. Estende-se também aos adolescentes com rosáceas e oleosidade. Amenizam ainda problemas cutâneos como a psoríase e o eczema através da presença de zinco, o silício e o selênio. Somam-se aos benefícios alívios ao cansaço físico e mental promovendo o relaxamento, além de repor sais minerais e oligoelementos (ferro, cobre, iodo e zinco), perdidos na transpiração.
Machadinho – Conforme inúmeras opiniões, Machadinho está entre as melhores Termas, também por ser a que apresenta a temperatura mais elevada, vertendo acima dos 40⁰C. Curioso saber que, todas as noites, as piscinas são esvaziadas, e durante a madrugada reabastecida, pelos dois poços, que fornecem 120 mil litros/hora. Rica em minerais, são salutares para os banhos.
Opções – Para quem se hospeda no Resort das Termas (foto) os valores estão entre R$ 300 a 400 por pessoa/dia, incluindo refeições, bebidas, etc., disponibilizando preços mais atrativos para grupos e/ou períodos mais longos.
Outra opção é hospedar-se nos hotéis e pousadas locais, e neste caso o ingresso às termas custa R$ 25 para adultos e 15 para crianças até 12 anos, ficando disponível das 8 às 18h.
Enfatize-se que o Parque Termas de Machadinho oferece piscinas com diferentes profundidades e estilos, coberta, ao ar livre, infantil e adulto, rampa molhada, toboguinho, piscina tropical, bar molhado, vestiários, restaurantes, e área de lazer com mesas e churrasqueiras, numa área de 98.000m². Além de constar entre as melhores opções, oferece ainda vários pontos turísticos, citando a Cascata do Tigre, o Museu Alma Campeira e a Cachaçaria Acanhadinha.
Chasque: O julho, antes de morrer, congelou o Rio Grande!
Humor – O sargento perguntou: – O que é que ferve a 90 graus? Silêncio geral.
– Vocês não sabem de nada. É a água que ferve a 90ºC, seus ignorantes.
Nisto, timidamente um soldadinho falou: – Sargento, eu acho que o senhor se enganou. A água ferve a 100ºC.
- Meio contrafeito o sargento remendou: – É verdade! O que ferve a 90 graus é o ângulo reto.
Segredo: Qual a cidade gaúcha que não podemos revelar?