Na última semana, um avião laboratório da Força Aérea Brasileira esteve no Aeroporto Regional Sepé Tiaraju, em Santo Ângelo, para restabelecer o VASIS (Indicador de Ângulo de Aproximação Visual) para auxiliar no pouso das aeronaves na cabeceira 12.
A inspeção foi realizada por uma equipe técnica do Grupo Especial de Inspeção em Voo (GEIV), unidade responsável por medir, aferir e calibrar equipamentos de auxílio à navegação aérea instalados em aeroportos de todo o país, garantindo a confiabilidade das informações utilizadas pela aviação civil e militar.
Além disso, o GEIV inspeciona periodicamente equipamentos de comunicação de trajetória de aproximação visual (VASIS/AVASIS), de trajetória de aproximação de precisão (PAPIS), de recalada (VHF-DF), omnidirecionais em VHF (VOR), medidores de distância (DME), além de aferir sistemas de pouso por instrumentos (ILS), sistemas de luzes de aproximação (ALS), radiofaróis não direcionais (NDB), radares (primário e secundário) e radares de aproximação de precisão (PAR), perfazendo um total de aproximadamente 900 equipamentos de auxílio à navegação aérea.
Ao final da inspeção, o Aeroporto Regional Sepé Tiaraju passou no teste e foi aprovado para operar com vôos comerciais, sendo uma importante conquista para Santo Ângelo e região.
Vale destacar que o agendamento para instalação do equipamento estava previsto para acontecer em março de 2021, e foi antecipado para dezembro devido à ajuda de várias pessoas e equipes técnicas que estiveram no Aeroporto durante toda a semana e trabalharam para deixar o equipamento dentro do nível aceitável de segurança.
Segundo Paulo Dalla Porta, presidente do Aeroclube de Santo Ângelo, “este voo do GEIV na última quinta-feira, 17 de dezembro, teve toda uma preparação anterior, pois para agendarmos o mesmo, contamos com a colaboração de várias pessoas. Gostaria de agradecer a equipe do GEIV, ao Técnico da Telear, Márcio Motta; o Diretor do DAP; Rômulo Medeiros Saraiva e a Sala Rádio OEA, Alessandro Copetti, sem eles não seria possível termos este equipamento instalado ainda este ano. Assim, aos poucos, vamos alcançando os objetivos de qualificar nosso Aeroporto e colocá-lo no lugar que merece, sendo um Aeroporto de referência no Estado do Rio Grande do Sul”, destacou Dalla Porta.
De acordo com o presidente da ACISA, Felipe Fontana, “existe uma grande mobilização de toda a região para que o Aeroporto de Santo Ângelo opere a todo o vapor em 2021, com linhas tanto para Porto Alegre, quanto para São Paulo. Já tivemos o apoio de mais de 30 entidades empresariais, universidades e associações municipais da região Noroeste do Rio Grande do Sul que aguardam ansiosamente a retomada dos voos comerciais do Aeroporto de Santo Ângelo para vários destinos brasileiros”.