Conversas pra boi dormir: Será útil ao leitor ou alguém próximo. Serei breve, interligando os fatos.
1º fato – Em julho (2019), ao entregar meu carro numa agência (troca), esta visualizou duas infrações de trânsito. Paguei sem tentar defesa destes Autos para evitar entraves. As multas eram de 56km/h (pardal de 50) e por estar sem o farol aceso. Diga-se que não vi os boletos, pagos pela empresa. Pois no início de novembro recebi outra multa do veículo entregue (R$ 130), e porquê? Como adquiri o carro pela MEI Literário Reichert, é obrigatório enviar documento ao Contran declarando o motorista, identificando-o num campo da parte inferior da Notificação da Autuação e enviando ao órgão competente. Acabamos repartindo, eu e a empresa, a dita multa.
2º fato – Desde meados de 2016, a pedido da própria Polícia Rodoviária Federal (PRF), foi aceito pelo Contran de que a luz de LED (próxima aos faróis) seja também considerada farol durante o dia. Fui seguidor desta orientação, “poupando” os faróis. Desisti ao receber outra multa pela ausência do farol baixo. Onde? Novamente no Km 101 da RS 344, no Posto Policial junto a Ponte do Rio Ijuí, monitorada por câmeras, de onde são emitidas centenas de multas/mês.
Resumindo: Evidencia-se que alguns policiais não consideram a luz led válida como farol baixo, ou esta fica ofuscada com o sol a pino. Um motorista lesado disse que seu veículo tem led automático e sofreu multa.
Ao problema, a GM criou um acessório (sem perder a garantia) para acendimento automático simultâneo de leds e faróis. Ao preço de R$ 420, instalei o módulo para evitar mais aborrecimentos dessa natureza.
Diga-se que vários veículos já estão saindo de fábrica com acendimento automatizado dos faróis.
Curtas: Extraídas da Revista Saúde, edição 449, de Nov. 2019:
Carnes vermelhas: Devemos diminuir o consumo delas, em especial as gordurosas... Difícil!
Dengue: O mosquito Aedes Aegypti causará grandes problemas no Brasil. É o transmissor da Dengue, da Zika e Chikungunya.
A cidade mais saudável do Brasil? Conforme a empresa de consultoria Urban Systems, a campeã é Vitória – ES. Levaram em conta o número de leitos hospitalares, médicos, investimentos em saúde e taxa de mortalidade. Em 2º, 3º e 4º lugares, respectivamente, as cidades de Palmas – TO, Belo Horizonte – MG e São Caetano do Sul – SP.
Suicídios: Tem aumentado de forma preocupante n Brasil. Importante abordar o tema com as pessoas sujeitas a atentar contra sua própria vida.
Ultrassom moderno: Para o exame de colonoscopia, criaram uma minicápsula (foto) que irá fazer fotos no intestino da pessoa, isso após ingeri-la como se remédio fosse. Evitando assim um procedimento caro e constrangedor, pois que realizado via anal.
Dia “D” do Combate ao Câncer: Foi neste 27, finalizando ao Novembro Azul. A FM 90.7 e outros órgãos da imprensa entre-ijuense foram partícipes na campanha. Visando a conscientização, publicamos o número de pessoas diagnosticadas em Entre-Ijuís, onde atuo como Secretário de Saúde. Há 97 pessoas diagnosticadas com câncer (Nov. 2019), das quais 30 de próstata, 26 de mamas e 17 com câncer de pele. Seguem as principais atitudes e cuidados preventivos:
- Usar protetor solar. Evitar o sol das 10 às 16h;
- Alimentação saudável e hábitos corretos;
- Evitar ficar em ambientes poluídos, usar protetores;
- Evitar consumo de álcool e/ou drogas;
- Uso e manejo adequado dos agrotóxicos;
- Não fumar ou inalar fumaças tóxicas;
- Praticar atividades físicas (mínimo 30 minutos/dia).
No Brasil, mais de 600 mil novos casos em 2018/2019
Humor: A arma do boi é a pior vergonha do homem.