O município é na comunidade de São Pedro, onde há muitos “butiás”. A origem do nome, inicialmente, era “Butiá Superior”. O início da colonização de Serro Azul aconteceu em 1902, quando um grupo de pioneiros de origem germânica, tendo à frente o jesuíta Padre Von Lassberg fundou a colônia que levou o nome de Morro Azul, situado nas proximidades do rio Ijuí.
Estavam lançadas as bases para o início de um trabalho para o qual necessitava-se ainda de muitos voluntários, pois o interior da gleba precisava ser desbravada. No ano de 1907, chegaram as primeiras famílias no lugar conhecido como Butiá Superior, que mais tarde passaria a se chamar São Pedro do Butiá.
O primeiro morador foi Pedro Thomas, o primeiro professor Pedro Scher, o primeiro comerciante foi Pedro Killemann, mostrando que o nome Pedro tem muitas ligações com o local. Essa localidade já foi diferente, pois era um grande mato aberto por picadas e cortado por regatos.
Por volta de 1908, algumas famílias passaram a morar nessa localidade, chegando a pé, a cavalo ou carroça, com foice e machado para começarem a desmatar.ÂÂ Cultivo para a subsistência era sua preocupação. Animais, só criavam para o sustento e tração.
No início, poucas famílias fixaram morada. Para receber educação, os filhos juntavam-se na casa do professor, onde liam e se alfabetizavam. Em 1930 um prédio foi levantado no local, criando-se a primeira escola. Em 1970, foi construída a escola atual. Em 1914, o povo unido sentiu a necessidade de construir um templo sagrado, assim como várias casas de comércio que foram sendo fixadas junto ao chamado bolicho. Por causa da união dos butiaenses e do trabalho de cooperação, hoje o município está em evolução. Por causa dos butiazeiros, ele foi denominado São Pedro do Butiá.
Aniversário São Pedro do Butiá é 20 de março.
Quem nasce ou mora no município de São Pedro do Butiá chama-se: BUTIAENSE.
Município mãe: Cerro Largo.