Ontem (27), às 20h, no Clube Gaúcho, o renomado escritor e psicólogo clínico, Rossandro Klinjey, realizou uma palestra que envolveu o tema de educação, inovação e tecnologias. A iniciativa faz parte do projeto “Conexão de Ideias 2019”, promovido pelo Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac, em parceria com o Sindilojas Missões. Esse projeto levará renomados palestrantes a várias cidades do RS.
Durante o debate, Rossandro argumentou como as inovações tecnológicas estão afetando nosso modo de viver nos dias de hoje. Dentro desse contexto, ele fala sobre crises humanas. “Essa é a maior crise da história do planeta, por que afeta todos os setores sociais como nos paradigmas científicos, nas etimologias dos saberes, pedagógicas, na educação, nas relações afetivas, sendo que um setor repercute no outro”.
Nessa perspectiva, de acordo com o psicólogo, as mudanças tecnológicas refletem na educação a partir da “desruptura” dos modelos educacionais que conhecemos. “Quanto mais as tecnologias avançam, mais rapidamente as modificações estão sendo feitas”, afirma.
Outro ponto abordado foi sobre a crise emocional e tecnológica que retrata a desconstrução das relações afetivas. “As pessoas preferem se entorpecerem de drogas, séries, filmes, de vivências equivocadas com medo de acordar nesse mundo e reagir de maneira madura”. Ele reforça a importância de assumirmos nossas irresponsabilidades e projetar em nós soluções. “Diante de tantas crises, mudanças, as pessoas preferem apontar culpados. No entanto, precisamos ser capazes de assumir o protagonismo de nossa própria trajetória, nossa própria história”, finaliza. A ideia é de que devemos ter consciência de quem somos, pois isso reflete diretamente no que fazemos.
Fonte das imagens: Fernando Gomes
As lições de Rossandro Klinjey para as Missões/RS