Era um dia morno de verão e uma raposa passeava aproveitando a luz do sol, até que passou por uma videira.
Cachos suculentos de uvas estavam pendurados, prontos para serem retirados e comidos.
A raposa estava com sede, e quando viu as uvas, ficou com vontade de come-las na mesma hora.
Ela andou alguns passos para trás e depois deu impulso e pulou para cima e quase conseguiu alcançar um cacho de uvas. “Vou tentar de novo,” pensou a raposa. Ela deu alguns passos para trás, contou até três, correu e pulou novamente, mas ainda assim não conseguiu pegar as uvas.
“Terceira vez, dessa vez vou ter mais sorte!”, disse a raposa e pulou pela terceira vez. Mas ainda não conseguiu alcançar. E ela tentou mais uma vez, e mais outra e mais outra, e foi assim até que ela ficou muito cansada sem conseguir pular mais.
A raposa pensou um pouco, colocou seu focinho no ar e disse para si mesma, “Sabe de uma coisa, essas uvas estão azedas mesmo! Tenho certeza!”. Não é fácil gostarmos do que não podemos conseguir.
Moral da fábula A Raposa e as Uvas
Quando não ficamos atentos às nossas atitudes, perdemos a chance de observar e corrigir nossos pontos fracos e desvios de caráter. Além disso, às vezes as pessoas preferem se enganar a aceitar suas próprias limitações, perdendo oportunidades preciosas de corrigir suas falhas.
Ou seja, para superar as nossas limitações é necessário percebê-las e depois aceitá-las como reais, para somente assim, poder corrigi-las.
Como trabalhar a fábula A Raposa e as Uvas em sala de aula
A principal característica das fábulas, como já citado, é a presença da moral da história, que provoca inúmeros questionamentos e reflexões. Partindo deste princípio, é possível trabalhar o tema em sala de aula com base em diversas abordagens.
A mais comum é a interpretação, em que os principais aspectos do texto podem se transformar em questões. Além disso, é possível usá-la como exemplo para trabalhar o gênero fábula, quais são suas principais características e no que ele se difere dos demais.
Outra possibilidade, para desenvolver a linguagem escrita e oral, é pedir para que os estudantes reescrevam o texto e a moral de história, porém, usando suas próprias palavras.
Notícia: Roteiro de 4 Dias pelas Missões
Notícia:
Notícia:
Site: A Lenda do Umbu
Site: Lenda Cerro do Inhacurutum
Site: Lenda Da Erva Mate Versão Indígena
Site: Lenda Lagoa da Mortandade
Site: # Mistério do Chimarrão
Site: # Roteiro do Chimarrão
Site: A Anti-homenagem JAZ e Sua Justiça
Site: Cotyguazú, Hospital, Azilo e Albergue para as Indias Guarani
Site: Chapéu de Santo Antônio
Site: Gravataí a mais longínqua Redução
Site: Lenda Alecrim