Notícias

02/04/2014 18:12


AMM/Funmissões e Ministério do Turismo debatem alternativas para o turismo na região

O Ministério do Turismo tem muita verba para ajudar os municípios a fortalecerem o turismo local. No entanto, a liberação dos recursos acaba sendo inviabilizada porque os projetos apresentados são incompletos ou não se adequam ao que determina a legislação. Neste sentido, é fundamental a capacitação de profissionais que atuam nos municípios. Este foi um dos recados transmitidos pelo diretor de eventos do Ministério, Marcelo Barella, ao presidente da Associação dos Municípios das Missões (AMM), prefeito de São Luiz Gonzaga, Junaro Rambo Figueiredo e a diretora do Departamento de Turismo (Detur) da Fundação dos Municípios das Missões (Funmissões), prefeita de Sete de Setembro, Rosane Grabia, na reunião de trabalho que ocorreu em Canela, durante a 6ª Expotur Sul, no último sábado, 29 de março, onde a região missioneira esteve representada com um estande sobre a Rota Missões.

No encontro, que também contou com a presença do empresário Jairo Murliki, organizador da Expotur Sul, e do secretario de Turismo de Santo Ângelo, Marcos Matos, foram discutidas e analisadas diversas medidas para alavancar o crescimento do turismo missioneiro, com o apoio do Ministério do Turismo. O presidente da AMM saiu entusiasmado da reunião, pois, para ele, a conversa foi  produtiva e bastante esclarecedora. “A nossa região precisa de motivação e incentivos financeiros para viabilizar uma nova etapa de crescimento do turismo local, hoje baseado essencialmente em produtos isolados, como as Ruínas de São Miguel das Missões. Temos que ampliar outras frentes turísticas de forma que os visitantes tenham mais opções e roteiros para vários dias”, explicou o prefeito Junaro Figueiredo.

Também a diretora do Departamento de Turismo da Funmissões, prefeita Rosane Grabia, “considerou muito bom o encontro com o representante do Ministério, pois, a partir da conversa, foram abertas muitas possibilidades de atuação da entidade para o fortalecimento do setor nos 26 municípios que compreendem a região. “

Deficiências na elaboração de projetos

O diretor de eventos do Ministério, Marcelo Barella, que é gaúcho de Marau, e conhece muito bem o estado, disse que o município que quiser aprimorar o desenvolvimento de ações na área unindo o público e privado, quando se trata de investimentos no turismo, vai conseguir resultados muito positivos para toda a sociedade, inclusive com geração de empregos e aumento de renda. “Encontrar pessoas que têm interesse em apostar nas potencialidades de um município, seja em eventos ou nas atrações turísticas, é um dos caminhos que geram retorno satisfatório”, completou.

Ele fez questão de enfatizar que o Ministério tem disponibilidade de recursos, que acabam não sendo liberados pela deficiência na elaboração dos projetos. “Em 2013 recebemos cerca de 950 propostas, e apenas duas foram aprovadas por estarem de acordo com as normas exigidas pelo MTur”, destacou Barella, alertando para a necessidade de qualificar profissionais para este trabalho. Segundo ele, outro fator impeditivo para a captação de recursos é que não adianta regionalizar os projetos. “Cada município deve fazer o seu próprio cadastro e apresentar uma proposta local. Pode haver o apoio regional, mas os recursos serão viabilizados se o projeto for desenvolvido na cidade que está solicitando a verba”, esclareceu.

Diante das explanações do representante do Ministério a diretora do Detur da Funmissões, prefeita Rosane Grabia e o presidente da AMM, prefeito Junaro Figueiredo estão avaliando a possibilidade de realizar um workshop para capacitar profissionais na área de elaboração de projetos e atuação na área de turismo na região das missões.

Agentes multiplicadores  

Com muita experiência no setor, em razão de trabalhar também em Canela, cidade eminentemente turística, o empresário Jairo Murliki, organizador da 6ª edição da Expotur Sul, deu inúmeras sugestões aos líderes missioneiros. De acordo com ele, uma das formas que garantem a ampliação do setor nos municípios e na região é trazer agentes multiplicadores com experiência e que respiram turismo. Ele explicou que “a organização, o profissionalismo e o comprometimento da equipe de trabalho são essenciais para que um evento direcionado ao turismo tenha êxito”.  Os prefeitos Junaro Figueiredo e Rosane Grabia falaram sobre a possibilidade de realizar na região o 1º Salão Interestadual de Turismo, que tem entre os objetivos valorizar as potencialidades turísticas dos 26 municípios da AMM, e promover a integração da Rota Missões com outros roteiros de turismo.

O empresário gaúcho e também o representante do MTur aprovaram e recomendam a iniciativa. “Esta pode ser uma excelente oportunidade  de valorizar o turismo local e regional,  deslocando grupos envolvidos no setor de todos os cantos do país para apresentar diferentes cases de sucesso e conhecer  as missões”, sugeriu Jairo Murliki.

EM DESTAQUE

Vinícola Fin

É uma empresa familiar com produção própria de uvas e vinhos.

Saiba mais

Recantus

A culinária missioneira preparada com todo o carinho.

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...