Vegetarianos e veganos: Certa vez Paulo Santana mencionou algo assim sobre nós, gaúchos: “Somos mais carnívoros que cães e felinos...”. Dados estatísticos (2010) confirmam: A média nacional per capita (por cabeça – Latim) é de 25,4 Kg de carne ao ano. Na região Sul, o consumo é de 35,7 Kg, mas no RS são consumidos quase 50 Kg/ano.
No que se diferem os vegetarianos e veganos? Em comum, ambos não consomem qualquer tipo de carne. Em resumo, diga-se que vegetarianos evitam carnes, mas ingerem alimentos de origem animal, como leites, queijos e ovos.
Os veganos? Não consomem carnes tampouco o que tem origem animal. Os extremistas ainda excluem do seu estilo de vida produtos advindos de força animal (tração, transporte), tampouco se extraídos de matéria-prima, como a seda, mel, couro e lã. Também recusam quando foram testadas em animais, a citar cosméticos e produtos de higiene.
Buenas! Estatísticas buscam apontar que os carnívoros vivem menos se comparados aos demais, mas há poréns, porque SC e RS lideram a longevidade brasileira, e mundial se restrita ao sul.
O filho Leandro, residindo em Nova Zelândia, citou que naquele país, e nos europeus, está aumentando consideravelmente o número do vegetarianismo.
Afirma-se que Albert Einstein (1879-1955) foi adepto da causa, embora tenha aplicado o vegetarianismo somente no último ano de sua vida. Seria dele a frase citando que “o homem não nasceu para ser um carnívoro”.
Noutra perspectiva, calcularam que para produzir um Kg de carne bovina são gastos 15.400 litros de água, e que a longo prazo há de faltar alimento aos humanos, principalmente carne. Ao revés, diga-se que a mesma água que Moisés (Bíblico) fez sair da pedra está gotejando por aí, embora poluída. O temor está em faltar água potável.
Finalizando, diga-se que são bem-vindos os vegetarianos, por diminuírem o consumo de carne, e com isso os preços. E convenhamos: “Um churrasco a capricho é tudo de bom!”
Fábio de Oliveira: Neste domingo, 8 Jul., o cantor santo-angelense Fábio de Oliveira, compositor e apresentador missioneiro, iniciará um dos projetos mais audaciosos de sua carreira musical: criou o programa “De Campo e Alma”, que será transmitido em nível nacional, pela TV Record News.
Será aos domingos, das 8 às 8:30h, tendo a seu lado a apresentadora Liliana Cardoso, grande declamadora gaúcha, mulher negra e ativista de talento incomparável. Brasil afora, levarão a música gaúcha e missioneira. Vez ou outra há de cantar “Alma Campesina” e “Dois Corações”, letras deste colunista e dentre seus sucessos musicais. Felicitações, meu amigo!
Poema nos ônibus: A ASLE, por inciativa da Secretaria Municipal de Cultura de Santo Ângelo, ministrou oficinas preparatórias versando poesias ao concurso. A data limite para inscrições se encerra na segunda-feira, 9 de julho. Conforme o regulamento (ver internet) a poesia poderá ter até 16 versos, e deverá ser enviada ao e-mail poemanosonibus2018@gmail.com
Humor: Com sua bengala de madeira o homem adentrou o ônibus. No momento que ia sentar no único banco disponível, uma mulher com cinco filhos entraram e vupt, se amontoaram nele. Em pé, o homem ficou se equilibrando e taqueando a bengala que, sem a borracha amortecedora fazia eco no piso. Sem se conter, a mulher irritada disse-lhe: - Por que o senhor não coloca uma borrachinha na ponta desse pau?
Ao que ele, também irritado, respondeu: - Se a senhora tivesse colocado borrachinha na ponta da bengala do seu marido eu teria lugar para sentar!
Site: Otávio Reichert
Face= Otavio Geraldo Reichert
Fone wats: (55) 99118-2080 otavioreichert@gmail.com
Otávio Reichert - INTEGRANDO 26/05/2018
Otávio Reichert - INTEGRANDO 17/06/2017
Dicas Contra o Envelhecimento e Cancer
Como Eram as Missões antes da Guerra Guaranítica